Se preparar para o vestibular não é das tarefas mais fáceis desta vida de estudante, então que tal dar uma animada na rotina com boa música? 

A plataforma de estudos online Stoodi aproveitou o dia 13 de julho, que é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock, para listar 10 músicas clássicas do gênero que, além de divertir, vão ensinar algo sobre história. Confira a lista e aumente o som:

1) Sunday Bloody Sunday – U2
A música. lançada em 1983, fala do “Domingo Sangrento”, um episódio triste que resultou na morte de mais de 10 pessoas em uma manifestação na Irlanda do Norte em 1972. O país passava por instabilidade política e religiosa e o confronto envolveu manifestantes católicos, protestantes e o exército inglês.

2) Hurricane – Bob Dylan
A canção fala sobre racismo em uma homenagem ao lutador de boxe Rubin Carter, que era conhecido como Hurricane (Furacão, em inglês). O boxeador teve a carreira interrompida e ficou 15 anos preso por um crime que não cometeu.

3) Assaltaram a Gramática – Os Paralamas do Sucesso
Sabe aquela história de “é licença poética ou erro de português?”. Então, é justamente sobre isso que fala a música interpretada pela banda Os Paralamas do Sucesso.

4) Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones – Engenheiros do Hawaii
A música fala sobre a triste realidade dos jovens soldados que eram enviados para a Guerra do Vietnã, que aconteceu entre 1959 e 1975.

5) O pulso – Titãs
A música enumera uma série de doenças, entre elas sentimentos que fazem mal ao corpo, mas ignoramos como patologias, como raiva, estupidez e hipocrisia. Uma boa mensagem, não?

6) Another Brick In The Wall – Pink Floyd
A canção critica o sistema educacional e é um bom exemplo para uma dissertação de redação, por exemplo.

7) War Pigs – Black Sabbath
A banda britânica comandada por Ozzy Osbourne questiona as guerras e narra de forma crua os campos de batalha trazendo uma reflexão sobre o tema.

8) Zé Ninguém – Biquíni Cavadão
Esta canção faz uma crítica ao setor judiciário e aos benefícios bem controversos e corruptos dos políticos e grandes empresários no Brasil. Uma parte da letra diz: “eu sou um bobo, eu sou um Zé Ninguém. Aqui embaixo as leis são diferentes”.  Mais atual do que nunca, não?

9) Hallowed be Thy Name – Iron Maiden
A banda britânica de heavy metal foi fundada em 1975 e resgata vários temas históricos em suas letras. Nesta canção, eles falam da Inquisição e em como as pessoas que não seguiam as regras da Igreja Católica eram condenadas e até mortas com desculpa de “crimes contra a fé”.

10) Take me Out – Franz Ferdinand
A banda austríaca fala de um episódio particular no país – o assassinato do herdeiro do Império Astro-Húngaro e de sua esposa, duquesa Sophie, em 28 de junho de 1914 – que é conhecido historicamente como estopim da Primeira Guerra Mundial.

Profissões inusitadas

Doador de esperma ou óvulos - Não é muito bem uma profissão, mas você revebe por isso. Os homens ganham em média US$ 200,00 dólares por doação, as mulheres podem chegar a ganhar até US$ 8,000 dólares em cada doação
Créditos: Reprodução

int(1)

No Dia do Rock, ouça 10 clássicos do gênero que podem te salvar no vestibular

Sair da versão mobile