A vida de roadie pode ser divertida. Você viaja bastante, vê shows incríveis, mas é muito suor. São fins de semana trabalhando, carregando amplificadores (dependendo da casa de shows) e passando alguns perrengues, afinal lidar com o público não é fácil e tudo tem que estar perfeito. Fui convidado a ser roadie da Blubell por um dia – no show do Auditório Ibirapuera do último domingo (29) – e aqui faço um pequeno guia relatando a experiência.

– Conhecer a equipe – Primeiramente você deve conhecer bem a equipe de produção. Luis Carlos Araújo, roadie com anos de profissão e experiência com vários artistas, é quem dá os toques sobre o que fazer antes, durante e depois do show.

– Usar as roupas específicas – Colocar o uniforme de roadie é o primeiro passo para o sucesso na profissão. A equipe deve usar roupas escuras (para ficar praticamente invisível na coxia) e a lanterna na mão é sempre recomendável.

– Ajudar até mesmo nas tarefas mais simples – Precisamos colocar fita adesiva para marcar o caminho que a Blubell vai ter que percorrer até chegar ao palco? Fazemos isso em um instante (e com um sorriso no rosto)! E sem reclamar!

– Manter o artista calmo no momento de descontração (mesmo quando quem tá nervoso por entrar no palco é você) – Pode conversar sobre futebol e sobre como o Julio Cesar merece uma música dedicada a ele depois das heróicas defesas contra o Chile na Copa. Manter a calma é essencial antes de entrar no palco.

– Manter o artista calmo fazendo cara séria – Mantenha o seguinte mantra na sua cabeça: “Nada vai dar errado. Nada vai dar errado. Nada vai dar errado”.

– Olhar bem por onde anda – Você vai entrar em cena com a Blubell e descer as escadas no escuro, no meio da galera, com os holofotes em você. Não há mais nada a fazer, além de segurar forte a mão dela, iluminar o caminho e pisar com firmeza nos degraus para dar a segurança necessária.

– Não tirar o olho do palco em nenhum momento – Lembre-se que muitos problemas podem acontecer na hora do show. É obrigatório ficar de olho no palco o tempo inteiro, pois os músicos podem pedir coisas a qualquer momento (mesmo com uma disputa de pênaltis entre Grécia e Costa Rica passando na TV do backstage e te distraindo).

– Celebrar que tudo deu certo e o show foi um sucesso – O momento de alívio no final de um grande show é uma das maiores recompensas que a equipe de um artista pode ganhar.

 


int(1)

Repórter vira roadie da Blubell por um dia e relata a experiência