Em apenas uma semana, o papa Francisco se transformou em inspiração de diversas músicas compostas em sua homenagem, a mais popular delas uma cumbia, mas também feitas em outros ritmos, como o tango e até mesmo um rap.

A internet e as redes sociais estão atualmente repletas de vídeos com as últimas criações musicais sobre o pontífice, baseadas no conclave cardinalício que o escolheu como papa ou em seu trabalho como pastor da Igreja argentina.

Outras trazem pedidos para seu pontificado, tornaram-se hinos de futebol ou, compostas antes de sua nomeação, ressurgiram agora como canções premonitórias que apontavam para a escolha de um latino-americano como sucessor de São Pedro.

Talvez a mais famosa atualmente seja a Cumbia Papal, composta por um grupo de humoristas argentinos e executada no domingo passado em um programa de uma emissora local.

O vídeo, no qual os comediantes aparecem fantasiados como “os cardeais que não foram escolhidos”, transformou-se nos últimos dias em um dos mais reproduzidos no país.

“Dedicamos a Francisco, que ganhou desta vez, mas se não for nesta Copa do Mundo, será na seguinte”, diz um dos humoristas no vídeo que já registrou mais de 2,5 milhões de visualizações no YouTube.

“Franciso primeiro te quer o mundo inteiro/ por direito divino, o papa é argentino/ brasileiro amargado se vê/ temos Pancho primeiro que é maior do que Pelé”, são alguns dos versos da Cumbia papal.

<iframe width=”636″ height=”358″ src=”http://www.youtube.com/embed/hw9nP10VUOk” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Os primeiros a se inspirarem na figura do papa Francisco foram os torcedores da equipe pela qual Jorge Mario Bergoglio torce e é sócio, o San Lorenzo,

Após saberem de sua escolha como papa, os torcedores do clube, conhecidos como os “corvos”, decidiram modificar a letra da canção que normalmente utilizam para zombar de seu eterno rival, o Huracán, e adaptá-la às novas circunstâncias.

“O que se passa, quemero (nome pelo qual o torcedor do Huracán é conhecido)? Tu passavas o dia rezando (para não ser rebaixado) e agora o papa é corvo”, diz uma das estrofes.

O papa Francisco também tem seu próprio tango, composto por Guillermo Gómez, um policial e ator que conheceu Bergoglio durante uma operação na Villa 21, um dos bairros mais pobres da periferia de Buenos Aires.

A letra do tango, que se chama Papa Francisco, inclui “tudo aquilo que fala da cotidianidade de Bergoglio em Buenos Aires, o bairro de Flores, San Lorenzo, sua bondade e sua humildade”, segundo explicou Gómez para a imprensa local.

Mas o pontífice não é profeta somente em sua terra e em outros países do mundo também existe quem escreva e componha se inspirando nele, até mesmo em croata.

A canção Hvala Ti, Isuse, za papu Franju! (Obrigado Jesus pelo papa Francisco) foi divulgada por meio do perfil de Facebook que Bergoglio tinha quando era cardeal e que continua ativo.

a Itália, o rapper Dino Dispenza, conhecido como Dydo, compôs o tema “Carta ao Papa”, no qual pede a Francisco que reforme a Igreja, autorize o divórcio, aceite os homossexuais e lute contra os abusos sexuais contra menores.

E retornando à Argentina, os seguidores do padre César, conhecido como “o padre roqueiro”, voltaram a popularizar a canção “Quero um papa latino-americano”, que o sacerdote compôs em 2011 e que se revelou premonitória.


int(1)

Papa Francisco, inspiração de cumbias, tangos e inclusive um rap