A descoberta de novos talentos brasileiros é uma das novidades do Festival MIMO deste ano. Até 11/7, estão abertas as inscrições para o edital do Prêmio MIMO Instrumental 2014, que selecionará músicos de 18 a 35 anos de todo o país para integrar a programação oficial do festival nas cidades de Ouro Preto (MG, de 29 a 31 de agosto), Olinda (PE, de 4 a 7 de setembro), Paraty (RJ, de 10 a 12 de outubro) e Tiradentes (MG, de 17 a 19 de outubro).

“Ao trazer para o MIMO grandes nomes da música mundial como Herbie Hancock, Phillip Glass e Nelson Freire em apresentações gratuitas, temos um trabalho de formação de plateia e fomento do gênero no país. Este ano, damos um passo à frente ao criarmos um prêmio que possibilita a descoberta de músicos jovens e de grande talento”, explica a produtora cultural Lu Araújo, idealizadora do festival.

Os interessados devem fazer a inscrição através do portal www.mimo.art.br. Podem se candidatar solistas ou grupos de instrumentistas formados por até cinco pessoas, com trabalhos autorais ou não, nas categorias de música clássica ou popular. A comissão de avaliação será formada por personalidades e formadores de opinião de várias vertentes da música no país e vai receber links de vídeo hospedados no Youtube ou Vimeo; links de áudio hospedados no Soundcloud, Mixcloud, YouTube, Myspace e Bandcamp, além do currículo dos artistas.

Ao fim da avaliação, serão selecionados quatro solistas e/ou grupos que terão a oportunidade de se apresentar em uma das cidades do MIMO com as despesas cobertas pelo festival. Além disso, cada vencedor (ou grupo) receberá prêmio no valor de R$ 2 mil. O resultado será divulgado no portal www.mimo.art.br no dia 15 de julho de 2014.

Em sua 11ª edição, o maior festival gratuito de música instrumental do Brasil, será realizado em Ouro Preto (29 a 31/08), Olinda (4 a 7/9), Paraty (10 a 12/10) e Tiradentes (17 a 19/10).

Desde 2013, a programação se estendeu para o Rio de Janeiro e São Paulo, promovendo a expansão de seu conceito e de suas ações. A programação acontece em espaços do patrimônio histórico como igrejas, teatros, museus e praças. O MIMO nasceu em 2004 em Olinda, em Pernambuco. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, passou a integrar o festival em 2012 e conquistou lugar cativo na programação. O mesmo aconteceu em Paraty, no Rio de Janeiro, que passou a fazer parte do circuito em 2013.


int(1)

Prêmio MIMO Instrumental, voltado para novos talentos da música brasileira, tem inscrições até 11/7