10 maneiras como a internet mudou nossa relação com a música

<b>COMO ERA</b><br>
As pessoas compravam discos em lojas de vidro e tijolos, com o produto organizado em estantes e prateleiras<br>
<b>COMO FICOU</b><br>
As pessoas compram músicas em lojas online ou sites de artistas e gravadoras

O nome em inglês significa “Dia da Loja de Discos”. Mas essa data, inventada pelo americano Chris Brown, funcionário de uma loja de discos, tem como intenção mesmo é celebrar a arte e o amor pela música. Este ano, o Record Store Day é comemorado no dia 16 de abril.

A loja de disco simboliza uma espécie de templo da música, onde as pessoas passam tempo ouvindo, conhecendo e trocando informações sobre sons. É onde a música pode ser vista e apalpada através de CDs e vinis. É uma maneira de valorizar a música numa época onde ela muitas vezes fica em segundo plano em relação à tecnologia. Mesmo assim, ir a uma loja física para comprar um disco é algo que se faz cada vez menos.

Aproveitamos o Record Store Day para lembrar dez maneiras como a internet mudou nossa relação com a música.

Clique nas fotos acima do texto para ver a galeria.

A Record Store Day teve início em 2008 e acontece todo ano desde então, sendo seguida em vários países do mundo. Nos EUA, onde o movimento é o mais forte, cerca de 700 lojas de disco independentes participam da celebração.

Além disso, diversos artistas aproveitam o dia para fazer lançamentos especiais. Em 2011, White Stripes, Radiohead, Os Mutantes, My Chemical Romance estão entre as dezenas de nomes com edições programadas para o Record Store Day. Lady Gaga, por exemplo, vai soltar uma versão em vinil para Born This Way. O mesmo fará o Foo Fighters, com o single Medium Rare.

Clique aqui para ver a lista completa de lançamentos dos artistas americanos

O embaixador do RSD americano para 2011 é Ozzy Osbourne. Ele gravou um vídeo para a campanha. Clique aqui para ver.

O evento é realizado hoje em 21 países, entre eles Reino Unido, França, Japão, Austrália e Israel. O Brasil é o único país latino-americano a participar oficialmente.

Clique aqui ver todos os países que partcipam do Record Store Day

No Brasil, quatro lojas participam do Record Store Day: Monstro Discos, de Goiânia, Toca do Disco, de Porto Alegre, Plano B Lapa, Rio de Janeiro e The Records, em São Paulo.

Clique aqui para saber mais da participação brasileira no evento.

O blog Bate-Estaca homenageia o Record Store Day relembrando as mecas de vinil da cidade de São Paulo

Record Store Day mobiliza fãs, artistas e lojas de disco em 21 países

Sem mais artigos