O circuito de grandes festivais no Brasil vai ganhar um reforço de peso: depois de uma edição para cerca de 40 mil pessoas em SP em 2004, o festival catalão Sonar retorna ao Brasil no primeiro semestre de 2012. O evento é o principal festival europeu dedicado à música eletrônica.

Assim como o evento original, o Sonar São Paulo será um evento multimídia, trazendo exposições de artistas de vanguarda e mostras de cinema e videoarte.

O festival será produzido pela Dream Factory, empresa responsável pelo Rock in Rio 2011, que acontece em setembro e outubro na Cidade do Rock. De acordo com os organizadores, o Sonar assinou um acordo anual de 120 mil euros com o Departamento de Cultura da Catalunha, e deve abrir caminho para outros eventos relacionados à cultura catalã.

Em 2004, o Sonarsound São Paulo Nokia Trends aconteceu no Instituto Tomie Ohtake e contou com shows de Matthew Dear, Ricardo Villalobos, Jeff Mills, Matthew Herbert, Prefuse 73, François K, Laurent Garnier, Chicks on Speed e Junior Boys, além dos brasileiros Mau Mau, Renato Cohen, Dolores, Maurício Lopes, Nuts e Zegon, Tetine e Nego Moçambique.

Este ano, o Sonar Barcelona, que acontece de 16 a 18 de junho, vai trazer artistas como Aphex Twin, Magnetic Man, Janelle Monae, Cut Copy, Four Tet, Buraka Som Sistema, A-Track, Underworld, M.I.A e The Human League. Provavelmente, a escalação do Sonar São Paulo 2012 trará alguns artistas da edição catalã deste ano, além de outras novidades. Por enquanto, a produção não divulgou informações sobre o local do festival e o preço dos ingressos.


int(1)

Sem concorrentes na cena eletrônica, Sonar volta ao Brasil em 2012