Primeiro eram os cavalos, depois vieram os carrões e agora são os jatinhos e helicópteros. Mas ao mesmo tempo em que se aproximam do funk ostentação e sonham com uma ajuda de Neymar para impulsionar um novo sucesso, os sertanejos estão retomando o romantismo.  

“Acho que em 2013 o romântico vai voltar com tudo”, afima o hitmaker Renato Moreno, que em breve terá novas músicas na praça com Gusttavo Lima, Gabriel Gava, Henrique e Diego, J&M, João Neto e Frederico, Cesar Menotti & Fabiano, entre outros. Seu maior sucesso até hoje é o forró Correndo Atrás de Mim, tema da novela global Avenida Brasil, gravada pelo grupo Aviões do Forró.

“Na verdade, o arrocha está dominando o sertanejo e provavelmente ainda vai até o fim do ano, mas a minha aposta são as músicas românticas. Acho que volta com força esse ano”, afirma Ewerton Assunção, que ficou famoso com Eu Vou Te Deletar do Meu Orkut e prepara uma “atualização” para transformá-la em Eu Vou Te Deletar do Meu Facebook.

Cristiano Araújo, George Henrique & Rodrigo, Eduardo Costa, entre outros, já vêm mostrando que as rádios estão tocando as românticas novamente”, avalia, antes de aponta o fator Neymar, termômetro importante para o sucesso de músicas populares. “Lógico que o sucesso também pode vir de qualquer música que o Neymar postar nas suas redes sociais (risos).”

Também compositor de temas de arrocha, Renato vê potencial no gênero que vem mopolizando o segmento popular na Bahia alcançar outros estados, mas faz uma ressalva. “Acredito que sim, Apesar de já estar ficando um pouco repetitivo. Mas o Brasil é muito grande. E a música sendo boa ajuda”, esquiva-se. 

Perguntado sobre o que uma música deve ter para quebrar barreiras regionais, ele diz: “Que não tenha muitas palavras regionais porque às vezes a musica é muito boa, mais contém palavras que algumas regiões não conhecem. Isso, a meu ver, atrapalha como também pode ajudar. Depende muito da sorte”, aponta.

Para o curitibano Ewerton, “o chamado ‘brega’ é o que fala do cotidiano das pessoas comuns e é o que toca nas radios como o sertanejo que hoje domina o Brasil com letras do cotidiano dos jovens”.

Carioca radicado em Fortaleza, Renato começou no funk e hoje compõe “sertanejo em geral, balada, arrocha, romântico. “Música eu acho que é uma só. Tanto funk, forró ou sertanejo, uma precisa da outra. O funk hoje vive um momento muito bom no cenário nacional, fico muito feliz porque eu vim do funk, comecei com DJ Marlboro, tenho mais de cem funks gravados. A música sendo boa não tem preconceito que segure”, opina.

Veja a lista das músicas sertanejas mais tocadas de 17/2 a 23/2, segundo a Crowley Broadcast Analisys:

1 – Sogrão Caprichou – Luan Santana
2 – Vidro Fumê – Bruno & Marrone (2)
3 – Love Song (Canção de Amor)– Michel Teló (3)
4 – Veneno – Fernando &e Sorocaba (4)
5 – Quando você some – Victor & Leo part. Zezé di Camargo e Luciano (6)
6 – Criação Divina – Zezé di Camargo & Luciano part. Paula Fernandes (7)
7 – Anjo Protetor – Eduardo Costa (5)
8 – Deserto – Thaeme & Thiago (-)
9 – Sem vergonha e sem juízo – Leonardo (-)
10 – Festa Boa – Henrique & Diego com Gusttavo Lima (-)

Sem mais artigos