Simplesmente a melhor, Tina Turner completa 76 anos nesta quarta (26) com o divômetro em grau máximo. Ícone black, pop e do rock, ela fez coisas que muitas outas estrelas não puderam nem sonhar que era possível.

Tina Turner

Tina Turner

Nós fizemos uma lista com dez feitos de Anna Mae Bullock, seu verdadeiro nome, que escreveram seu nome na história.

tumblr_mpq15muTXM1qdmqoyo1_500

 

1. Como a lenda da Fênix, Tina renasceu muitas vezes. Ela viveu o inferno das agressões de seu ex-marido e mentor musical, Ike Turner, que morreu em 2007. Mesmo diante dessa covardia, ela destacou-se, já anos 1960, como uma das  cantoras mais incríveis não apenas daquela época, mas de todas as que viriam e das anteriores, entrando no panteão de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Dinah Washington e tantas outras.

Tina Turner

2. Com as Ikettes, grupo de backing vocals de apoio inventou as coreografias “apenas”. Sério, gente o que seriam dos bailes blacks sem as coreôs.

3. Tina foi chamada de The Acid Queen e Rainha do Rock.

giphy

4. Após ter se separado de Ike em 76 e conseguido o divórcio em 78, ela mergulhou no ostracismo. Com a ajuda de Let´s Stay Together, de Al Green, ela iniciou sua trajetória de estrela pop e se tornou também um ícone dos anos 80.

5. Já como estrela, ela apareceu em vários filmes, entre eles o blockbuster Mad Max Além da Cúpula do Trovão. Com isso, sua popularidade aumentou ainda mais. 

Tina Turner em cena de  Mad Max Beyond Thunderdome (Além da Cúpula do Trovão)

Tina Turner em cena de Mad Max Além da Cúpula do Trovão

6. O pacote ficou completo quando ela emplacou We Don’t Need Another Hero (Thunderdome) na trilha de Mad Max Além da Cúpula do Trovão. Era 1985 e a faixa alcançou o segundo lugar da Billboard Hot 100.

7. Foi seu sucesso posterior, no entanto, que a levou ao Grammy, em 1986, One Of The Living.

tina-turner-did-it-o

8. Com o álbum Break Every Rule, ela ganhou três discos de platina, o trabalho continha os hits United World Chart, Typical Male, What You Get Is What You See, Two People, Paradise Is Here e Back Were You Started. O disco estourou também na Europa e ela decidiu ir morar com o produtor Erwin Bach, executivo alemão da EMI Records, com quem vive até hoje, na Suíça. A turnê desse álbum também a trouxe ao Brasil, em 1988, para um público de mais de 184 mil pessoas no Maracanã.

Tina Turner
9. Já nos anos 1990, a música The Best foi usada por três atletas, a lenda do boxe inglês Chris Eubank fez uma aparição surpresa ao lado da diva durante a entrega do MOBO Awards, o lendário Ayrton Senna invadiu o palco para dar um abraço em Tina, em Adelaide, na Austrália, setembro de 1993, enquanto ela o chamava de “The Best”), e também para a lendária tenista Martina Navrotilova.

10. Em 2013, aos 73 anos, Tina se tornou a pessoa com mais idade a brilhar na capa da Vogue. Ela estampou a edição alemã da revista e provou que continua sendo uma it-girl, mesmo sendo uma it-lady com uma história e tanto.

Tina Turner na capa da Vogue alemã

Tina Turner na capa da Vogue alemã

Sem mais artigos