Os Três Tenores — José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti — cantaram para milhares de pessoas no Japão nesta quinta-feira, em uma comemoração antecipada do final da Copa do Mundo.

Quase 10 mil pessoas lotaram a Arena Yokohama em uma noite chuvosa. Algumas chegaram a pagar 120 mil ienes (1.000 dólares) pelo ingresso.

A tradição de um concerto dos três tenores acompanhando a Copa do Mundo começou em 1990. Os fãs da música erudita ficaram aliviados ao saber que eram prematuros os anúncios de que o concerto desta quinta-feira teria sido o último do gênero.

“Não estamos terminando”, disse Plácido Domingo em entrevista à imprensa concedida em Tóquio, na terça-feira.

“Talvez seja nossa última Copa — nunca se sabe. Sempre dizem que os bons jogadores conseguem participar de quatro Copas. Apenas dois atletas conseguiram estar em cinco. Nós vamos ter estado em quatro. Sobre a quinta vez, ainda não conversamos.”

A final da Copa será disputada entre o Brasil e a Alemanha neste domingo, em Yokohama.

No mês passado, quando uma laringite obrigou Pavarotti a cancelar duas apresentações em Nova York, especulou-se que sua carreira poderia estar chegando ao fim e, na quinta, em alguns momentos sua voz soou um pouco rouca.

Na terça-feira, em entrevista à CNN, o tenor disse que não pretende se aposentar antes de seu 70o aniversário, no final de 2005.

Os três tenores começaram a cantar juntos na Copa de 1990, em Roma, para comemorar o fato de José Carrera ter se recuperado de uma leucemia. Além disso, os três adoram futebol.


int(1)

Três Tenores cantam para multidão no Japão