Fotos inéditas dos Nirvana antes da fama

Imagens inéditas retiradas do novo livro Experiencing Nirvana: Grunge in Europe, 1989 contam a história de como a banda quase se separou em Roma, pouco antes do show mais crucial da carreira.

O livro é uma coleção de fotografias pessoais do cofundador da Sub Pop Records, Bruce Pavitt, enquanto viajava com a banda e com outros grupos de Seattle, como os Mudhoney e Tad, em uma turnê de oito dias pela Europa.

A publicação apresenta algumas das primeiras fotos dos Nirvana em ação, apenas alguns meses após o lançamento do seu álbum de estreia Bleach e dois anos antes da banda mudar a história do rock com o Nevermind.

“Eu estava vendo algumas fotos com um amigo meu, e queria compartilhá-las com o público em geral”, revelou Pavitt ao BuzzFeed.

“Quanto mais via as fotos, mais eu percebia que não era apenas uma coleção desorganizada de fotos. Na verdade contavam uma história, e pensei que era realmente inspiradora. É uma história de um jovem, lutador, artista que trabalha fora do sistema, enfrentando os desafios e, finalmente, se torna bem sucedido”.

Estes shows na Europa estavam muito longe do primeiro espetáculo da banda em Seattle, que Pavitt testemunhou com o seu parceiro de negócios, Jonathan Poneman, um barman e absolutamente mais ninguém.

“Eles tinham 0 de presença em palco, material fraco, mas o Cobain tinha uma ótima voz”, lembra Pavitt. “O que eu testemunhei foi a aceleração do gênio de Cobain e dos Nirvana, porque a cada mês eles estavam sempre melhor”. 

Veja fotos raras e fantásticas dos Nirvana antes da fama

Sem mais artigos