Projeto de lei do vereador Conte Lopes (PTB), ex-comandante da Rota, quer proibir a realização de bailes funk nas vias e locais públicos de São Paulo. 

O PL 01-00002/2013 cita o funk especificamente. Segundo o texto, fica proibida “a utilização de vias públicas, praças, parques e jardins e demais logradouros públicos para realização de bailes funks, ou de quaisquer eventos musicais não autorizados”.

O vereador negou, em entrevista à CartaCapital, que o projeto seja preconceituso. “Se for sertanejo também não pode, samba também não. São bailes funks, mas na verdade é qualquer tipo de aglomeração onde prevalece a droga e a arma”. 

Ele também associa o gênero ao crime. “O problema não é o estilo funk, mas que esses movimentos são normalmente na periferia e ligados ao tráfico de drogas. As pessoas se sentem ameaçadas. Quando elas tentam reclamar, elas são ameaçadas”.

Tudo bem que o gênero musical de Mr. Catra e companhia realmente pode tirar o sono de muitos, mas proibir soa como censura e perseguição. E você, o que acha?

Ouça Mr. Catra cantar Adultério



Sem mais artigos