Em coletiva realizada na tarde desta terça-feira (31), a organização do VMB 2010 apresentou oficialmente o evento, que acontece no dia 16 de setembro. A premiação deste ano chegou ambiciosa, com o objetivo de discutir o futuro da televisão.

A intenção, segundo a diretora do VMB, Lilian Amarante, é que o evento crie uma iniciativa inédita na televisão brasileira: transmitir a premiação por meio de um esquema de TV on demand, que contará com 23 câmeras diferentes e permitirá ao espectador escolher a abordagem pela qual o prêmio será transmitido.

“Queremos que o espectador tenha controle sobre o conteúdo, para que as pessoas consigam escolher o que querem ver na televisão e até que ponto esse esquema pode ser adotado de maneira mais radical”, afirmou ela.

” A pessoa vai poder escolher, por exemplo, se quer ver a premiação do meu ponto de vista, que vou transmitir do tapete vermelho e entrevistar as pessoas nos bastidores, ou se quer escolher a abordagem de outro VJ. Vamos promover essa mobilidade ao espectador”, afirmou a VJ Marimoon, uma das seis blogueiras que terá passe livre pelo evento.

Além da transmissão do prêmio, o VMB 2010 trará uma atração internacional surpresa, que deve acontecer em uma praça de São Paulo. O grupo gringo que vai tocar durante a cerimônia é o OK Go – no ano passado, o convidado especial foi o Franz Ferdinand.

BANDAS TEEN E CENA MUSICAL

“Queremos narrar o que aconteceu na cena musical. Esse é um dos objetivos do prêmio, e inclusive adaptamos as premiações para uma nova realidade: temos menos premiações e menos shows, já que a linguagem hoje precisa ser mais sintética”, afirmou Lilian Amarante.

Já o humorista Marcelo Adnet ironizou a importância do prêmio para a cena musical brasileira. “A premiação faz com que a música brasileira fique maior e mais forte. Sabe porque? As pessoas escutam essas bandas teen aí que ganham tudo e pensam: pô, se até eles ganham, eu também consigo fazer música. É um incentivo para que as pessoas se dediquem mais à música no Brasil”, brincou Adnet.

Adnet, aliás, declarou que não gosta nada do estilo de bandas como Cine, Fresno e Restart. “Não é o meu gosto e não concordo com a maioria dos prêmios, mas não depende de mim. Se eu pudesse escolher, teria até premiação de samba de raiz. Mas é bacana que as pessoas possam votar porque daí quem perde é obrigado a argumentar, e surge uma discussão”, afirmou ele.

“Na categoria aposta (que traz Flora Matos, The Name, Apanhador Só, Unidade Imaginária e Thiago Petit), podemos sugerir quem a gente gosta, é a nossa curadoria. Daí sim temos espaço para fugir das bandinhas do momento e indicar coisas diferentes”, opinou Marimoon.

HISTERIA

“Estamos em um momento de mudança na cena musical, em que a histeria adolescente e o fanatismo por determinadas bandas voltaram com tudo. Esse amor pelo pop, que existe desde os Beatles, é para nós algo extremamente positivo e que faz parte do cotidiano – toda vez que alguma banda teen vem aqui no prédio da MTV é uma balbúrdia”, comentou Mauro Bedaque, diretor de conteúdo do Portal MTV.

Para Marcelo Adnet, a cena está mudando tão rápido e o fanatismo dos fãs é tão grande que os parâmetros comuns de julgamento musical parecem inadequados.

“Do jeito que a coisa tá, Fresno e Restart parecem até bandas veteranas!”, brincou ele.

HORÁRIO POLÍTICO

Marcelo Adnet prometeu que não vai fugir da temática eleitoral. “Com certeza teremos piadas com políticos, não há como escapar disso. E vamos combinar: o horário político será a única oportunidade para que Mulher Pêra, Tiririca e KLB participem do VMB!”, brincou o humorista, que acha que “vai ser impossível que a premiação seja mais engraçada do que o horário político.

Confira aqui a lista completa de indicações do VMB 2010


int(1)

VMB 2010 quer incentivar histeria adolescente, mas não endossa votos do público

Sair da versão mobile