Em tempos de crise, casamentos com toda pompa e circunstância estão cada vez mais raros. Mas quem disse que não se pode ter uma festa bombástica gastando pouco? O blog Casando Sem Grana preparou um passo a passo simples para, sem extrapolar as economias, programar uma cerimônia super especial.

Vasos de plantas para decoração e doces doces como lembrancinhas deixam o casamento charmoso sem gastar demais

Vasos de plantas para decoração e doces doces como lembrancinhas deixam o casamento charmoso sem gastar demais

Primeiro passo: quanto tem de grana?
Antes de responder, pense em alguns detalhes que vão te ajudar a chegar no valor exato:

Tem algum dinheiro guardado que pode usar?

Quanto você e o noivo (a) ganham? Quanto deste valor é gasto com as contas do mês (aluguel, celular, cartão de crédito e etc)? Faça as contas e veja quanto sobra por mês.

Estipule o valor final e se apegue a ele porque o importante é não fazer dívidas, ok?!

Segundo passo: prioridades
Existem infinitos detalhes para se preocupar na hora de organizar um casamento. Segundo o blog, em média, são 50 itens para se pensar entre igreja, vallet da festa, banda, lista de presentes e por aí vai. Mas, com pouco dinheiro e tempo curto é preciso limitar e selecionar o que é prioridade para o casal. Aqui, uma pré-lista para servir como ponto de partida e maneiras de como encontrar a melhor solução financeira para cada um:

Benção religiosa
Uma alternativa é ter a benção das alianças no horário do culto ou da missa. No caso do cartório, peça pela gratuidade e pesquise os melhores dias e horários.

Alianças
Se for impossível comprar uma aliança nova, troque o anel de noivado de mão e faça o investimento quando der.

Fotografia e filmagem
Faça cotações e pechinche. Tem vários pacotes para fotos e filmes. E, outra alternativa, é contar com amigos e familiares para fazerem o registro.

Comes e Bebes
Use a criatividade! Existem várias formas de economizar no cardápio. Para começar, que tal um restaurante em que cada convidado paga o que consumir? E um churrasco, brunch ou coquetel com sucos, cerveja e salgadinhos?

Não se prenda aos clássicos! Adote o estilo que mais combina com o casal!

Reprodução / Blog Casando Sem Grana Não se prenda aos clássicos! Adote o estilo que mais combina com o casal!

Convites
Algumas empresas vendem convites por menos de R$2. É possível também fazer os próprios convites e, para os mais modernos, aposte em um evento caprichado no Facebook.

Lembracinhas
Parece besteira, mas é muito gentil agradecer os convidados! Então, se a grana está curta, dê uma trufa, um bem casado, uma foto e, não se esqueça, um abraço carinhoso em cada um!

Decoração
Não tem essa de decoração muito “pobre”. Compre a quantidade de flores que estiver ao alcance e aposte em garrafinhas recicladas, toalhas de mesas, xícaras, vasos, porta-retratos. O importante é fazer com amor!

Roupas dos noivos
Aqui, vale pegar emprestado, alugar em uma loja mais em conta, comprar em comércio popular ou buscar na internet. O importante é se sentir bem e ter a cara do casal. Quem disse que é obrigatório vestido branco longo e smoking?

Buquê
Qual a flor preferida da noiva? Compre na floricultura algumas e amarre com um laço lindo!

Bolo
Faça você mesmo ou encomende um mais barato e simples com cara de feito em casa mesmo. Além de deliciosos, são lindos! Aqui também é hora de recrutar aquela amiga ou tia que tem mãos de fada na cozinha.

Terceiro passo: organização
Algumas coisas precisam ser resolvidas com prazos apertados, então se organize. Volte aos itens acima e decida qual a importância de cada um e como eles irão ficar na sua festa de casamento.

É hora de fazer lista de convidados para, depois, definir o local da recepção. A partir daí, faça um checklist dos detalhes, como música, comida, mesas, cadeiras, bebida, decoração e lembrancinhas. Depois, se joga na festa!!

Sem mais artigos