No verão, é sempre a mesma história: você jura de pé junto que seguiu todas as orientações da embalagem do protetor solar, reaplicou o produto depois de ter entrado no mar, esperou um pouquinho debaixo do guarda-sol… E, mesmo assim, as velhas e boas queimaduras vermelho-tomate deram as caras. O problema, na verdade, é que talvez você não esteja passando o protetor solar tão bem, assim. Parece louco mas, na hora que o líquido se mistura à pele, fica difícil perceber como algumas partes foram esquecidas no processo. E aí não tem jeito, o sol não perdoa – ainda mais no calorão do Brasil.

Reprodução Câmera detecta partes do corpo em que você deixou de passar protetor solar

David Cohen e Jon Meyer, da Voxelight, querem acabar com esse problema. Eles inventaram uma câmera com tecnologia de radiação ultravioleta para flagrar justamente essas partezinhas do corpo que sofrem com o nosso descuido. As áreas besuntadas de protetor aparecem mais escuras através da câmera, como se os banhistas estivessem brincando de passar lama na cara. As outras, esquecidas, permanecem com a mesma coloração original, em contraste com as demais- a câmera mostra um tom de cinza, como fotos em preto e branco.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, são registrados cerca de 1 milhão de casos de câncer de pele a cada ano, contabilizados só nos EUA. O protetor com fator 30 reduz o risco em 80%, mas só quando aplicado corretamente. No geral, as pessoas costumam aplicar apenas a metade do que deveriam, o que explica um índice tão alto de câncer de pele. É aí que entra a Sunscreenr, câmera que detecta o que exatamente onde estamos errando na hora de curtir um solzinho.

“Nós criamos a Sunscreenr para proteger as pessoas que amamos. Vimos de perto o sofrimento de amigos e familiares que lutavam contra o câncer de pele. A ideia, portanto, era desenvolver algo que nos protegesse dos malefícios do sol”, explicam os inventores. Eles sonham com um futuro livre de narizes, ombros e braços queimados. Nós também, obrigada! Olha só como ela funciona, gente:


int(1)

Câmera com tecnologia de raios UV prova que você não sabe passar protetor solar

Sair da versão mobile