Coceira na cabeça? Entenda o que causa a caspa e aprenda como se livrar

A caspa é uma inflamação capilar que pode gerar a descamação do couro cabeludo, sendo caracterizada pelo aparecimento de algumas cascas brancas que são resultados desse processo inflamatório.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

As placas brancas que se soltam na base dos fios de cabelo são formadas porque as glândulas sebáceas (que produzem gordura) incham e passam a produzir secreção oleosa em excesso.

Segundo o tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo a causa pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser ocasionada por agentes externos, impurezas e restos de células mortas podem se acumular no couro cabeludo e em conjunto com resíduos de cosméticos atraem micro-organismos oportunistas, causadores de caspa e dermatites.

Além disso, processos químicos, estresse, questões genéticas, uso excessivo de bonés, contato constante do cabelo com a água quente e acúmulo de produtos no couro cabeludo podem gerar a descamação e a caspa no cabelo.

É bastante comum em cabelos oleosos, a dermatite seborreica — a famosa caspa — tende a aparecer com mais frequência nos meses frios, quando as pessoas passam a tomar banhos mais quentes, estimulando a produção das glândulas sebáceas. O uso diário de secador de cabelos e a diminuição da frequência de lavagem, que não remove todos os resíduos dos produtos utilizados, como por exemplo, gel, pomadas e reparador de pontas, pode levar ao surgimento da caspa.

A caspa é a descamação resultante da dermatite seborreica, nome técnico que classifica a inflamação no couro cabeludo que causa a descamação. “Essa descamação pode ocasionar diversos sintomas como coceira, vermelhidão, irritação e até feridas nesta região. No geral, essa descamação do couro cabeludo pode ser reconhecida por uma casquinha branca, mas ela também pode ser amarelada.” alerta o tricologista Tharik.

Alguns sintomas que indicam sinais de caspa:
— oleosidade na pele e no couro cabeludo;
— escamas brancas que descamam;
— escamas amareladas que são oleosas e ardem;
— coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
— leve vermelhidão na área;
— possível perda de cabelo.

Qual tratamento pode ser realizado para se livrar da caspa?

Tharik Bonomo explica que o tratamento deve ser orientado e acompanhado por um profissional especializado no assunto, como um tricologista por exemplo, e envolve o uso de produtos específicos para o problema. No entanto, manter hábitos de vida saudáveis, como controlar o estresse físico e mental e a ansiedade, garantir uma alimentação balanceada e boas noites de sono, pode contribuir para o controle da doença.

“Uma das principais formas de combater a caspa é através da higienização adequada do couro cabeludo, busque lavar o cabelo em dias alternados para tratar o excesso de oleosidade e retirar todas as impurezas do couro cabeludo.” informa Tharik.

O que pode ser feito para a prevenção da caspa?

Não existe uma forma específica de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil.

O tricologista Tharik Bonomo cita alguns dos cuidados que podem te ajudar na melhora dos sintomas, confira:

Não tomar banhos muito quentes, prefira os banhos mornos ou então, experimente lavar os cabelos fora do banho usando água fria;

Controlar o estresse físico, mental e a ansiedade;
Evitar o uso excessivo de bonés, toucas, gorros ou qualquer acessório que abafe a cabeça. Mantenha o couro cabeludo sempre seco e arejado;
Não fazer coques ou prender os cabelos ainda úmidos ou molhados;
Não dormir de cabelo molhado;
Não usar produtos melados, como pomadas, diretamente no couro cabeludo — prefira substâncias e formulações líquidas, alcoólicas ou em forma de espuma;
Tomar um pouco de sol todas as manhãs quando possível;
Faça uma consulta e tratamento com o tricologista.

“Também é possível prevenir o aparecimento da caspa no couro cabeludo. Para isso é importante lavar o cabelo em dias alternados para garantir a limpeza correta, também evite a aplicação de máscara de tratamento, condicionador e creme de pentear diretamente no couro, para impedir o acúmulo de produto nessa região.” esclarece Tharik.

Informações bônus sobre caspa:

— Lavar o cabelo todos os dias não piora a doença, pelo contrário: a falta de limpeza pode agravar a situação;

— A aparência dos fios, sejam lisos, cacheados ou crespos também não influencia na ocorrência da doença;

— Produtos químicos utilizados em métodos como a escova progressiva, por outro lado, resultam em mais descamação.


int(1)

Coceira na cabeça? Entenda o que causa a caspa e aprenda como se livrar

Sair da versão mobile