Pandemia e estresse aumentam casos de doenças de pele

O cuidado com a pele é essencial a qualquer hora do dia e em qualquer estação do ano. Mas no inverno, principalmente devido às temperaturas mais baixas, é imprescindível olhar com carinho para ela.

Somado ao inverno, vem a questão ainda do isolamento social, que pode causar ainda mais estresse no cotidiano. De acordo com especialistas, as doenças de pele aumentaram significativamente na pandemia.

A piora de quadros cutâneos vai desde queda de cabelo até doenças mais graves conhecidas como psicodermatoses. Segundo estudos, as questões psicológicas durante a pandemia aumentaram 90% e os casos de estresse e ansiedade mais que dobrou.

“O estresse vivido por este momento aumenta a inflamação e a liberação de uma série de hormônios (como o cortisol, adrenalina e derivados) que interferem em receptores e neurotransmissores em diversas regiões do corpo”, explica a doutora Adriana Vilarinho.

“A pele é, não apenas um canal imediato de situações de estresse, como um alvo para algumas respostas ao estresse”, continua a dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

Para tratar e prevenir, a médica lembra que é “importante manter uma rotina de cuidados específicos para cada tipo de pele, respeitando a sazonalidade (o inverno requer mais cuidados, e evitar água quente) e a individualidade do paciente”.

Atividades que promovem bem-estar e saúde, como a prática de exercícios físicos, meditações e técnicas respiratórias, também são grandes aliados para minimizar os efeitos do estresse.

Mulheres debatem "pele perfeita" em ensaio que celebra a acne

Pele perfeita não existe Pele perfeita não existe Pele perfeita não existe Pele perfeita não existe Pele perfeita não existe Pele perfeita não existe Pele perfeita não existe Pele perfeita não existe Mulheres debatem "pele perfeita" em ensaio que celebra a acne Créditos: Reprodução

int(1)

Doenças de pele aumentam pelo estresse na pandemia; saiba como evitar