Como você tem cuidado da sua escova de dente? Saiba que trocá-la de três em três meses, conforme recomendação do dentista, não é suficiente para mantê-la limpa. Isso porque, entre os itens do banheiro, ela aparece em segundo lugar no ranking de objetos mais sujos, depois da escova de lavar vasos sanitários e antes dos tapetes.

“Bom mesmo seria manter a escova fora do banheiro, mas quem consegue?”, resume o cirurgião-dentista Dr. Felipe Arcas, da Clínica Adore Dental Studio. E, mesmo que isso fosse possível, não é qualquer lugar que serve, não. Por isso, guarde sempre dentro de um armário seco, longe de mofo e limpo regularmente. Embalagens plásticas também são válidas, desde que sejam mantidas longe da umidade e tenham orifícios para respiração. Caso a escova fique em cima da pia, tente manter o mais longe possível do vaso sanitário.

“Depois de escovar os dentes, é importante retirar o máximo de água possível batendo a escova na beirada da pia e nunca enxugar em toalhas”, alerta o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Os especialistas também indicam que o ideal é higienizar a escova após cada uso. Para isso, a recomendação é borrifar gluconato de clorexidina 0,12% ou hipoclorito de sódio 1% e deixar secar naturalmente. E, depois de ter uma dor de garganta ou qualquer outro processo infeccioso, o melhor é trocar o objeto.

Além de manter a saúde dos dentes, a falta de higiene bucal e uso de escovas sujas e contaminadas podem trazer doenças como gripe, resfriado, candidíase bucal (sapinho), mononucleose infecciosa, gastrite, úlceras (ocasionadas por bactérias), herpes labial, entre outras. “Os cuidados com a escova são extremamente importantes para que algo feito para limpar e promover saúde não se transforme em um agente de contaminação e proliferação de doenças”, explica o Dr. Felipe Arcas.

Celebridades que deram uma ajeitada nos dentes

Madonna
Créditos: Reprodução/Good To Know/POPnHOP


int(1)

Escova de dente é segundo item mais sujo do banheiro; saiba cuidar e evite doenças

Sair da versão mobile