Rinite

Reprodução Rinite

Quem convive com a rinite, sabe bem como não é nada agradável. Espirros e obstruções nasais tornam-se rotina, além de medicamentos mil. Porém, existe uma aliada que pode ajudar a diminuir as crises: a alimentação!

“Atualmente, com o desenvolvimento das pesquisas no campo da imunoalergologia, já se sabe que o aspecto nutricional é participativo do processo de prevenção e cura de algumas doenças respiratórias”, explica o otorrinolaringologista Marcelo Mello, do Hospital CEMA.

Vitaminas, minerais, óleos e enzimas presentes nos alimentos são benéficos para o organismo, pois reúnem propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, fluidificantes e descongestionantes, potencializando a atuação do sistema imunológico.

Se a alimentação pode ajudar a melhorar a rinite, saiba também que ela pode piorar os sintomas de quem sofre com ela, causando mais congestão nasal, aumento na produção de muco, coceira, espirros e falta de ar.

“Comidas muito quentes ou alimentos muito temperados e ácidos ativam a resposta alérgica, por meio da histamina, que tem uma poderosa ação vasodilatadora. É o caso da capsaicina, presente na pimenta, que faz o nariz escorrer, coçar, entupir, além de provocar espirros”, afirmou o Dr. Marcelo Mello.

Confira na galeria quais os alimentos pioram a rinite, e também quais podem ser aliados, segundo o especialista!

Especialista lista alimentos que pioram e que melhoram a rinite

Sem mais artigos