Ivana, personagem transexual de 'A Força do Querer'

Divulgação / TV Globo Ivana, personagem transgênero de ‘A Força do Querer’

Graças ao sucesso da personagem Ivana na novela ‘A Força do Querer’, o assunto em torno da identidade de gênero nunca foi tão debatido no país. Na vida real, transgêneros masculinos famosos como Thammy Miranda e Tarso Brandt, já expuseram seus processos de transição e deram ainda mais voz à causa.

Antes e depois de Thammy Miranda

Reprodução / Instagram Antes e depois de Thammy Miranda

Quem acompanha os perfis dos atores nas redes sociais sabe que a readequação do corpo acontece de forma lenta. Homens trans que desejam masculinizar a aparência geralmente fazem uso de testosterona, hormônio capaz de promover mudanças físicas como o crescimento de pelos mais grossos e barba.

De acordo com a endocrinologista Giovanna Carpentieri, quando bem indicado, o uso da testosterona pode trazer resultados muito satisfatórios, no entanto, quando usada em excesso e sem orientação médica, o hormônio pode sobrecarregar as funções do fígado e até provocar o desenvolvimento de câncer. A médica ainda alerta que medicamentos compostos por hormônios não podem ser usados por contra própria.

Antes e depois de Tarso Brandt

Reprodução / Instagram Antes e depois de Tarso Brandt

Como alternativa à ingestão de hormônios, transgêneros masculinos que desejam pelos na face e no tórax podem optar por implantar fios. Segundo um estudo realizado pelo International Society Of Hair Restoration Surgery (ISHRS), entre 2012 e 2014, o implante de barba teve aumento de 196%, seguido do implante de tórax, que aumentou 170% no mundo inteiro.

Para o cirurgião especialista em implante capilar, Dr. Thiago Bianco, a técnica é uma alternativa menos agressiva ao organismo, já que não depende da ingestão de substâncias hormonais, e está indicada para pacientes que já saíram da puberdade. De acordo com o médico, todas as regiões do corpo onde naturalmente nascem pelos podem receber o transplante. Dr. Bianco explica que, geralmente, a área doadora é a região da nuca do paciente, e o tempo de cirurgia para implantar uma barba, por exemplo, pode levar de oito a dez horas. Após 3 meses do procedimento, os fios iniciam seu crescimento de forma permanente e definitiva.

 

Sem mais artigos