Beautiful Young Woman choosing between Fruits and Sweets

Quando se pensa em alimentos gordurosos, logo vem a mente que a gordura é uma inimiga da boa alimentação e, consequentemente, da saúde. Com um conselho errado, muitas pessoas cortam a gordura do cardápio alimentar como forma de proteger o corpo.

Mas, de acordo com a nutricionista Patrícia Cruz, evitar a gordura significa também a retirada de nutrientes que são importantes para o organismo. “São alguns mitos que viraram regras como a afirmação de que a gordurasó faz mal. Antes de tudo é preciso saber quais gorduras fazem mal e quais fazem bem”, observa Patrícia.

A especialista explica que além de reconhecer os tipos de gordura que podem ser prejudiciais ou benéficas, também é preciso saber qual a quantidade certa e quanto do produto pode ser consumido. “Comer mais gordura do que o recomendado não é bom para saúde. Porém, excluir a gordura total da dieta não é uma prática recomendável. É preciso fazer de forma saudável, optar por gorduras insaturadas”, afirma Patrícia.

Por isso, é importante reforçar que a gordura pode fazer parte de uma dieta saudável que tenha como objetivo redução ponderal. Ela pode estar presente desde a primeira refeição até a última. “Não existe um melhor horário para inferirgorduras. Elas podem estar presentes em qualquer refeição desde o café da manhã até o jantar”, ensina Patrícia.

Por essa razão, a nutricionista destaca a importância de conhecer bem as possibilidades de consumo, para acabar com os mitos relacionados à gordura a nutricionista. Patrícia Cruz dá algumas dicas de como o produto pode ser usado no dia a dia da cozinha e quais são seus benefícios.

Benefícios da gordura

A gordura auxilia na redução do colesterol total e da fração LDL (colesterol ruim). Além disso, ela pode reduzir as triglicérides e atua na saúde do coração.

Alimentos certos

As gorduras que fazem bem são as chamadas gorduras insaturadas que são classificadas em duas categorias: poli-insaturadas e monoinsaturadas.

Poli-insaturadas: peixes e óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola), linhaça e nozes;

Monoinsaturadas: óleo de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas).

Quantidade ideal

A Recomendação é 35% do total calórico da dieta, no máximo. Podendo estar presente em qualquer refeição do dia. “Um exemplo é o azeite pode estar presente no almoço no preparo do arroz, legumes, tempero da salada. Já as frutas oleaginosas podem estar presentes no café da manhã, dentro de um cereal integral ou nos lanches intermediários adicionados de frutas de frutas frescas ou secas”, observa Patrícia.

 

 

Alimentos "milagrosos"

O que é: Um grão que costumava ser base da alimentação asteca que é rico em ferro, cálcio, magnésio, fósforo e manganês. É livre do glúten, é usado como farinha para pessoas celíacas ou que estão cortando a proteína da alimentação.

O pretenso milagre: O pretenso milagre: ajuda na redução da pressão arterial, do colesterol, é antioxidante, retarda o processo de envelhecimento, ajuda no emagrecimento.
O que é: O mesmo cacau usado para fazer chocolate, porém em sua forma natural, rico em magnésio, ferro, ômega 6, 

O pretenso milagre: Antioxidante, estimulante cardíaco, diurético, ajuda na concentração, previne o envelhecimento, ajuda a emagrecer (pois não tem todo o açúcar e a gordura) e é, até mesmo, afrodisíaco (vamos nos lembrar _de novo_ que é dele que o nosso querido chocolate vem).
O que é: Um chá feito com a planta Camellia sinensis, com sabor amargo e que deve ser tomado sem açúcar.

O pretenso milagre: Desitoxica, acelera o metabolismo, queima gordura, desincha, facilita a digestão, combate o envelhecimento, protege do câncer, previne doenças como Alzheimer, Parkinson, diabetes, entre outras. Para conseguir o efeito você
O que é: A Salvia hispanica, mais conhecida como chia, é uma semente originária do México. Entre os seus componentes estão o ômega-3, além de fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

O pretenso milagre: Ajuda no emagrecimento, porque dá saciedade e combate inflamações. Além disso, ela desintoxica, ajuda a reduzir o colesterol, controla a glicemia, combate o envelhecimento precoce e ajuda na imunidade.
O que é: Uma especiaria que também é conhecida como açafrão-da-índia. Originária da Ásia, seu principal ingrediente é a curcumina. Usado como corante e como tempero na culinária.

O pretenso milagre: É um desitoxicante do fígado; pode retardar a doença de Alzheimer; é um preventivo contra o câncer; é um anti-inflamatório; ajuda a emagrecer e reduz as cólicas menstruais.
O que é: É o fruto da planta Lycium barbarum que fica nas montanhas do Tibet. Rico em vitamina C, no complexo B e grande fonte de carotenoides.

O pretenso milagre: Melhora o sistema imunológico, evita problemas oftalmológicos, ajuda a emagrecer, tem ação antioxidante e anti-infamatória, equilibra os níveis do colesterol, protege o coração e o cérebro, ajuda a diminuir as celulites, previne a diabetes e o câncer.
O que é: É um grão que teve origem no Egito, sendo um substituto para o trigo. Rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais e betacaroteno.

O pretenso milagre: Ajuda a retardar o envelhecimento, previne doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.
O que é: Um leite feito de sementes de girassol, linho, cânhamo e castanha de caju. Bom para quem tem intolerância a lactose ou está querendo cortar a proteína da alimentação.

O pretenso milagre: Antioxidante, ajuda a acalmar os nervos, combate o envelhecimento precoce, desintoxicante natural. Como contém triptofano, que aumenta a produção de serotonina, também aumenta a sensação de bem-estar.
O que é: Uma semente bastante usada na culinária, rica em fibras, ácidos graxos e proteína.

O pretenso milagre: Rejuvenesce, ajuda a emagrecer, ajuda no combate à anemia, câncer, acne e no controle da diabetes.
O que é: Um óleo extraído do coco (dãã). Rico em um diferente tipo de gorduras saturadas, os triglicerídios de cadeia média. Pode ser usado como alternativa a outros tipos de óleos.

O pretenso milagre: Queima a gordura, é antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol, melhora o sistema imunológico e regula o intestino.
O que é: Um pirulito livre de açúcar que contém entre os seus ingredientes Hoodia, planta da África do Sul; Citrimax, substância derivada da Garcinia; e Guaraná, que contém cafeína. Eles aparecem em sabores como cheesecake, capuccino e torta de maçã e são usados por celebs como Britney Spears e Paris Hilton.

O pretenso milagre: Uma unidade desses pirulitos antes de cada refeição promete reduzir o seu apetite e eliminar a gordura abdominal.
O que é: Como o próprio nome diz, é uma proteína de origem vegetal (no caso a ervilha), bastante usada para compementar a dieta de vegetarianos e veganos.

O pretenso milagre: Contribui para regular a pressão arterial, previne problemas renais e ajuda a pessoa a ganhar massa muscular.
O que é: Uma semente nativa da região dos Andes (Peru, Bolivia, Equador e Colômbia). Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Organização das Nações Unidas, ficando ao lado do leite materno.

O pretenso milagre: Previne a osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e do fígado, regula o intestino, retarda o envelhecimento, controla o colesterol.
O que é: É um cereal que vem crescendo cada vez mais na alimentação humana , sendo rico em amido, proteínas, minerais e fibras. Alternativa para quem cortou o glúten da dieta.

O pretenso milagre: Ajuda no funcionamento do intestino, diminui o colesterol, é antioxidante, ajuda na absorção de gorduras e emagrece.
O que é: Existem diversas receitas de suco verde, mas a maioria deles tem, mais ou menos, o mesmo princípio: frutas e verduras nos ingredientes. Entre os mais comuns estão a couve, o pepino, a hortelã, entre outros. As frutas são acrescentadas à receita, principalmente, para dar um gosto mais agradável.

O pretenso milagre: Entre os supostos benefícios do suco verde estão o fato dele desintoxicar o organismo, ajudar a emagrecer, e te fazer desinchar.
O que é: A comida típica do Nordeste, em que a goma de tapioca é espalhada numa chapa, e vira uma espécie de panqueca. Pode ser recheada com diferentes coisas. Como não tem glúten, tem virado uma alternativa ao pão.

O pretenso milagre: O fato de ela não ter um alto valor calórico faz com que ela ajude no emagrecimento (mas vale lembrar que não adianta nada, se você sempre der prioridade para recheios gordurosos).
O que é: Ok, isso não é um alimento e sim uma dieta. Basicamente é uma dieta que um pessoal está fazendo em que, no café-da-manhã, eles eliminam o pão, e derretem direto a manteiga no café. O café deve ser orgânico e a manteiga deve ser sem sal, feita de vacas alimentadas com pasto.

O pretenso milagre: dá saciedade, acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento.

Nutricionista explica que a gordura não é inimiga da dieta

Sem mais artigos