Água contaminada pode causar Infecções graves

As águas de março fechando o verão devem abrir os primeiros dias de abril. Embora o outono seja um período de redução de chuvas, tempestades não estão descartadas, principalmente quando altas temperaturas forem registradas. Chuvas repentinas e intensas implicam em enchentes, principalmente nos grandes centros. Não é sempre que você estará em um lugar seguro nesses eventos, por isso, é importante saber como agir após enfrentar correntes de água contaminada nas ruas e até dentro de casa. Diarreia, vômito, cólera, infeções de pele e leptospirose estão entre os problemas causados pelo contato com água de enchente. 

Em caso de sintomas como diarreia ou vômito após o contato, a pessoa deve procurar atendimento médico. Veja abaixo como se proteger de contaminações:

Andar em enchentes

Quem está na rua durante uma tempestade, pode acabar em meio a correntes de água nas ruas e ficar exposto ao risco de leptospirose. Não é preciso ter ferimentos nos pés ou pernas para contrair a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a bactéria vinda da urina de roedores entra na pele apenas pelo contato com águas contaminadas. Portanto, use botas ou sacos plásticos nos pés para evitar a contaminação ao enfrentar enchentes. Brincar na enxurrada, nem pensar.

Animais peçonhentos

Serpentes, escorpiões, aranhas e até arraias podem aparecer dentro de casa após enchentes, segundo o Ministério da Saúde, principalmente em áreas próximas a matagais. Os animais podem se esconder embaixo de colchões e móveis. Ao atravessar enchentes, também é preciso ter atenção, já que serpentes venenosas podem estar na água.

Enchente dentro de casa

A ingestão de água contaminada é perigosa, e pode acontecer mesmo sem você saber. Por isso, preste atenção se ocorreu alguma alteração na água da torneira após uma tempestade. Em caso de uma coloração ou cheiro diferente do habitual, entre em contato com a empresa de abastecimento. Segundo o Ministério da Saúde, beber água contaminada pode causar diarreia, febre tifoide, hepatite A, giardíase, amebíase, verminoses, cólera e leptospirose. Quer acabar com o risco? Ferva a água por cinco minutos ou use hipoclorito de sódio, duas gotas por litro de água,  para eliminar as bactérias.

E a comida?

Alimentos que tiveram contato com a água de enchente não devem ser consumidos. Carne, leite, ovos, frutas, verduras e até mesmo sacos fechados de arroz, feijão, bebidas envasadas em garrafas PET devem ir para o lixo caso entrem em contato com a água contaminada. Já os alimentos embalados em vidro e caixa tipo “longa vida” podem ser consumidos após higienização. Use duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio para um litro de água na limpeza das embalagens.

Sem mais artigos