Tem dificuldades para dormir? Cientistas da Universidade de Massachusetts, nos EUA, criaram um pijama “inteligente” que monitora os batimentos cardíacos, a respiração e a postura dos usuários durante o sono. A peça custará até US$ 200 (R$ 773) e será comercializada em breve.

O pijama é feito de algodão e contém cinco sensores, que são revestidos na cor prata e não serão visíveis aos usuários. Os sinais serão enviados para uma placa que, via Bluetooth, que encaminhará os dados para um computador que fará a análise do sono.

“Os vestuários inteligentes com sensores embutidos podem revolucionar o monitoramento do comportamento humano, alavancando a roupa do dia-a-dia como um substrato de detecção”, disse a professora Dr Trisha Andrew ao tabloide Daily Mail.

Os novos pijamas já passaram por testes em voluntários, e atualmente a equipe de cientistas da universidade está em negociações com marcas que poderão comercializar o produto.

11 coisas que estão acabando com seu sono

É uma boa idéia comer um lanche leve antes de dormir para que você não acordar morrendo de fome. Porém, cuide para que não seja algo pesado ou picante, pois pode acabar fazendo o seu corpo trabalhar demais. Seu corpo precisa começar a se desligar antes de dormir, não trabalhar para digerir toda a comida que você comeu. Evite grandes refeições três horas antes de ir para a cama, afirma o artigo da Bustle
 Pode até ser confortável, mas fazer do seu quarto uma estufa não é uma boa ideia. Um quarto muito quente pode fazer com que você acorde durante a noite. A temperatura idela é de 13ºC a 23ºC
Trabalhar demais pode prejudicar seu sono também. Um estudo da American Academy of Sleep Medicine afirmou que o trabalho é o principal motivo para que as pessoas não durmam bem ou o suficiente. Sem surpresa nenhuma, isso foi diretamente ligado a longas jornadas de trabalho
É uma boa idéia tomar banho antes de dormir e até lavar o cabelo, especialmente, se você quer adiantar a sua rotina de todas as manhãs. Porém, certifique-se que você não vai tomar um banho muito quente ou usar o secador exatamente antes de ir para a cama. O calor pode atrapalhar seu sono. Pessoas que dormem bem tem uma queda natural de temperatura quando estão dormindo. Então, tomar banho quente pode elevar ainda mais a temperatura do seu corpo e bagunçar o ciclo de esfriamente, tornando mais difícil você cair no sono
Se você está enfrentando problemas para dormir pode achar que tomar um drink ou uma taça de vinho pode ajudar. E, sim, isso pode te ajudar por um momento. Porém, o álcool pode fazer que manter o seu sono seja mais difícil. Ele funciona, inicialmente, como sedativo, porém diminui a qualidade do seu sono. É melhor tentar beber um chá
 Se você não dormiu o suficiente, não tente compensar o sono com sonecas durante o dia. Noites mal dormidas, seguidas de sonecas durante o dia podem bagunçar o seu relógio interno, que é controlado por um conjunto de célular nervosas no cérebro, que mantém também a regulação do apetite e da temperatura corporal
É completamente normal tentar dormir vendo seu filme favorito no Netflix. Porém, isso pode fazer você ficar ainda mais ligado e arruinar o seu sono. Assistir um programa de notícias ou sua série favorita na TV pode ser psicologicamente estimulante, mas a luz azul que a maioria dos aparelhos emitem fazem seu cérebro pense que ainda é dia. Como resultado, a melatonina - hormônio em nosso cérebro que aparece quando está escuro e nos deixa sonolentos - não apareça tão forte e nos deixe bem acordados. Tente adormecer lendo um livro, por exemplo
Se você é daquelas pessoas que precisa de motivação para arrumar a casa, aqui está uma bem boa. Um quarto bagunçado pode deixar sua mente mais preocupada, de acordo com a Prevention. Então, arrume seu quarto antes de ir para a cama ou, pelo menos, tire a bagunça de vista
 Você precisa tirar o seu animal de estimação do quarto. Segundo especialistas, dormir com um animal, principalmente na cama, pode não acordá-lo totalmente, mas pode interromper significativamente o seu ciclo de sono
Se você não tem uma TV ligada ou animais de estimação te mantendo acordado, o estresse pode ser seu maior problema para dormir. Ele é o motivo número um dos transtornos de sono de curto prazo. Se você não consegue dormir, levante da cama e vá para outro quarto. Faça algo calmo, relaxante e que ajude a sua cabeça a se desligar de preocupações. Especialistas sugerem fazer uma lista de coisas a fazer para tirar tudo o que há na sua mente. Com sorte, isso vai te ajudar a voltar para a cama com a cabeça mais leve
Se você está com problemas para dormir, sempre certifique-se que não há nenhuma luz entrando no seu quarto. Luz da rua, despertadores e aparelhos de TV e DVD podem mexer com seu relógio interno. De acordo com a Prevent, elas fazem você se sentir mais desperto. Cobrir luzes de LED ou usar uma máscara para dormir podem enganar seu cérebro e deixar você mais relaxado

Pijama é criado para rastrear batimento cardíaco, respiração e postura

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