Projeto verão: preparação corporal precisa começar agora, diz especialista

O verão traz consigo muito Sol e a possibilidade de curtir a praia ou a piscina, com roupas mais curtas, leves, e que nos deixam mais à vontade para aguentar as altas temperaturas da estação. Mas muitas vezes o verão traz também a preocupação com o corpo. E, por isso, as pessoas entram no “projeto verão”, um plano para entrar em forma que nem sempre sai do papel.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

“A maioria das pessoas começa o projeto verão da noite para o dia, nos meses anteriores ao início do verão, movidas pela vontade de estar com o corpo em dia em pouco tempo. Mas a verdade é que para que o plano tenha sucesso, o indivíduo precisa se preparar continuamente muito tempo antes”, explica a profissional de educação física e coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Carolina Lourenço Reis Quedas.

A especialista explica que o ganho de massa muscular ou a perda de peso não são instantâneos. O corpo precisa se adaptar com a rotina de exercícios e o resultado do corpo em forma pode aparecer apenas muitos meses depois. Por isso, o “projeto verão”, na verdade, precisa ocorrer durante todo o ano, com constância e disciplina.

“Para se ter ideia, o primeiro mês do treino é aquele de adaptação. No segundo mês, o praticante começa a ganhar um pouco de resistência e força muscular e alguma redução de medidas. No terceiro mês de treinamento contínuo, o metabolismo do indivíduo começa a ficar um pouco mais acelerado, e alguma queima de gordura pode ser observada. No quarto mês surgem os primeiros ganhos de massa muscular, e apenas a partir do quinto mês é que os resultados passam a ser notados de forma visível”, explica a especialista.

Portanto, quem começar a treinar em julho ou agosto, pode até ter algum resultado corporal em dezembro. Contudo, nada de desfilar o corpão no final do ano e esquecer de manter a rotina. A especialista lembra que interrupções na frequência dos exercícios farão com que o praticante da musculação volte à estaca zero, causando frustração.

“O ideal é que as pessoas não pensassem em um projeto verão, mas em um projeto de vida que inclua a atividade física, alimentação balanceada e hábitos saudáveis, para seu próprio bem-estar e longevidade”, opina Carolina.

A seguir, a especialista elenca algumas dicas para ajudar quem quer alcançar resultados físicos com planejamento.

1. Tenha uma meta realizável

Quando pensar em qual objetivo você quer alcançar, avalie racionalmente o tempo, rotina e as ferramentas que você tem disponíveis para isso. Você consegue perder 20 quilos ou tornar sua barriga chapada em três meses, com poucas horas de sono, alimentação desregrada e poucos treinos durante a semana? Provavelmente não! É melhor ter um plano mais realista, a longo prazo, que poderá trazer resultados com mais qualidade.

2. Cada esforço vale

Você planejou fazer alguma atividade física cinco vezes por semana, mas em dois dias teve contratempos ou problemas pessoais que não permitiram cumprir a meta? Não se desespere: três dias de atividade física são mais benéficos do que o sedentarismo. Não se cobre tanto, cada esforço vale a pena e com certeza fará diferença no resultado lá na frente.

3. Não faça dietas ou treinos radicais

Fixar dietas muitos restritivas ou ainda treinos extensos e cansativos — principalmente para quem não tem esse hábito — é um convite para abandonar o plano no meio do caminho. Você pode sim ter um corpo de atleta, mas essa construção vem com o tempo e a partir de hábitos constantes. Não existe milagre de um dia para o outro, e soluções extremas nem sempre vão acelerar o processo.

4. Cuide da saúde mental

Um corpo são pede uma mente sã. A melhora da saúde do corpo deve caminhar de mãos dadas também com a saúde mental. Com menos estresse e ansiedade, o seu corpo com certeza vai trabalhar melhor e terá melhores resultados; além de que uma boa saúde física também vai colaborar para a sua saúde mental.

5. Não se compare com outras pessoas

A modelo das redes sociais de corpo perfeito, ou ainda aquele rapaz super malhado da televisão são pessoas diferentes de você. Além de pessoas públicas terem acesso a mais tratamentos e ferramentas para manter o corpo em dia, a imagem é parte do trabalho delas.

Se comparar a conhecidos, amigos ou familiares que estão conseguindo bons resultados com dietas ou treinos também não é uma boa ideia. As pessoas têm organismos diferentes, que reagem de formas diferentes a treinos e dietas. Você, muitas vezes, também não sabe o histórico dessa pessoa, e há quanto tempo ele se dedica para obter tais resultados. Isso pode causar muita frustração. Todos nós estamos vivendo nossos próprios processos, em próprio tempo, e está tudo bem.

“É preciso lembrar que o ideal é procurar ajuda de um profissional capacitado para indicar os melhores treinos e dietas, e ainda supervisionar ou dar dicas durante a execução dos exercícios físicos, evitando problemas como lesões, por exemplo”, finaliza a especialista.


int(1)

Projeto verão: preparação corporal precisa começar já, diz especialista

Sair da versão mobile