Esportes

A – maravilhosa! – Olimpíada do Rio terminou no último domingo e milhares de atletas competiram em suas melhores formas pelas arenas. Mas, para chegar até elas e sair com uma medalha de lá, eles percorreram um longo caminho. Além de disciplina e muito treino, os competidores seguem à risca dietas para aguentarem o ritmo pesado de treinos e campeonatos. Mas, já se perguntou quanto de energia e calorias eles gastam enquanto estão na prova?

O site Huffington Post conversou com o personal trainer Marko Damiani e fez as contas de calorias gastas em cinco modalidades olímpicas. Vale lembrar que o número varia bastante já que está diretamente ligado ao peso da pessoa.

1) Maratona
O queniano Eliud Kipchoge levou a medalha de ouro na Maratona masculina e completou os mais de 42km em duas horas e oito minutos. O último colocado, o árabe Methkal Abu Drais, terminou a prova em mais de duas horas e 46 minutos. Segundo os cálculos do profissional, o medalhista olímpico perdeu cerca de 2.339 calorias na competição.

2) Corrida dos 100m rasos
Para Usain Bolt, esta prova não dura nem 10 segundos. Só este tempo não é suficiente para calcular exatamente o número de calorias gastas, mas um estudo recente mostrou que fazer cinco treinos de alta intensidade de 30 segundos cada – o que dá dois minutos e meio de duração – queima uma média de 200 calorias por dia.

3) Natação
Dizem por aí que a lenda da natação, Michel Phelps, tem uma dieta com 12 mil calorias diárias. O número é imenso, mas bem razoável se considerar que ele perde mais de cinco mil calorias em seis horas de treino. Durante uma competição, em uma prova que dura menos de dois minutos, o americano chega a eliminar até 40 calorias.

4) Tiro com arco
Este esporte exige concentração e postura. Então, por isso, não seja dos que queimam mais calorias durante uma competição. Quatro minutos de ação faz o atleta perder, em média, apenas 25 calorias.

5) Taekwondo
Um atleta que pesa 63kg chega a perder 66 calorias em uma luta. Isto no tempo total da prova, que é dividida em três rounds de dois minutos cada.

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