Uma emissora de televisão japonesa realizou um experimento para mostrar quão fácil é propagar bactérias e vírus em um ambiente fechado, como restaurantes e cruzeiros. Basta uma pessoa infectada para colocar o local inteiro em perigo.

O teste foi realizado pela NHK em parceria com especialistas da Universidade de Medicina de St. Marianna. Eles simularam o espaço de um restaurante no estilo buffet e convidaram 10 pessoas. Mas antes de iniciar o experimento, a equipe aplicou tinta luminescente nas mãos de um dos participante para representar gotículas de tosse e espirro.

Após 30 minutos de refeição, os profissionais ligaram a luz ultravioleta para revelar o resultado. A tinta que anteriormente estava nas mãos de apenas uma pessoa agora estava presente em todos os participantes – inclusive no rosto de três deles.

O líquido também foi parar nos pratos, talheres, pinças e tampas do buffet e na alça das jarras.

Confira como é fácil espalhar e se contaminar:

Coronavírus: fotos mostram porque é essencial lavar bem as mãos

Coronavírus: fotos mostram porque é essencial lavar bem as mãos

30 segundos é o tempo ideal para lavar as mãos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. As áreas esbranquiçadas diminuíram consideravelmente, até mesmo em comparação com a foto que ilustra uma higienização de 20 segundos.  Créditos: Reprodução/Daily Mail

int(1)

Quer saber quão rápido o coronavírus pode se espalhar? Este vídeo te mostra

Sair da versão mobile