A pandemia da Covid-19 já causou diversas mudanças cotidianas. Mas como você acha que será o mundo após esta crise? A Getty Images fez esta pergunta a 10 mil pessoas, de 26 países, e apesar dos efeitos a longo prazo ainda serem muito incertos, boa parte dos entrevistados acredita que a pandemia influenciará principalmente a saúde mental.

A pesquisa “Visual GPS” foi feita pela marca em parceria com a YouGov, empresa de pesquisa de mercado global, e descobriu que 42% dos participantes acreditam que os diagnósticos de depressão irão sofrer um aumento. Já 35% acreditam que os quadros de ansiedade vão subir permanentemente.

Os dados foram divulgados ao Virgula no mês em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, data comemorada em 10 de Outubro.

Diante deste panorama de incerteza, 89% dos entrevistados afirmaram buscar cuidar de sua saúde mental, enquanto 92% concordam que é importante discutir o assunto. Este número aumenta para 94% na América Latina.

Quando o assunto é retratar essas doenças na mídia, Tristen Norman, diretora de insights criativos da América da Getty Images, defende que “romper com os estereótipos visuais que envolvem a saúde mental é crucial para que as discussões sobre o assunto, que muitas vezes é tratado como um tabu, sejam mais abertas e construtivas”.

Sem mais artigos