Massa de konjac

Reprodução Massa de konjac

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas existe uma massa que promete não engordar. Não acredita? A atriz Marina Ruy Barbosa já falou sobre ela em seu Instagram.

“Fiquei encantada com essas massinhas aqui. São supersaudáveis. Elas têm 9 calorias a cada 100 gramas e não tem glúten, gordura, açúcar ou sódio. Dá para comer massa sem culpa”, disse na época. O tal “miojo milagroso” é o konjac, que é uma planta cultivada originalmente no Japão!

Afinal, o que é o Konjac?

“O Konjac é uma planta medicinal inibidora do apetite, que promove a sensação de saciedade e evita a constipação (prisão de ventre)”, contou o nutricionista Artur Pereira, da Clínica Fernando Bianco, no Rio de Janeiro, em entrevista ao Virgula.

O sucesso do Konjac começou em 2012, depois que a chef Nigella Lawson afirmou que emagreceu graças ao novo tipo de “miojo”.

Raiz do Konjac

Reprodução Raiz do Konjac

“A raiz da planta contém glucomanano, uma fibra não digerível que absorve até cem vezes o seu volume em água, formando uma massa gelatinosa que preenche o estômago e dá sensação de saciedade, além de aumentar o trânsito intestinal”, afirmou Camila Cardinelli, nutricionista da Clínica de Medicina Esportiva M. Albuquerque.

E emagrece mesmo?

Bem, ele auxilia! Segundo os nutricionistas com quem falamos ele possui realmente poucas calorias, 200g tem só 18 kcal.

Porém, apesar de ser pobre em calorias, é rico em nutrientes como ferro, potássio, fósforo, mineiras, vitaminas e selênio, além, é claro, do glucomanano.

Konjac

Reprodução/Pinterest Konjac

Mas tem outros benefícios além do emagrecimento?

Camila Cardinelli contou que há um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition (2008), que mostrou que o glucomanano reduziu os níveis de colesterol total e a lipoproteína de baixa densidade, o chamado mau colesterol.

“Em outro estudo, observou-se que a fibra de glucomanano reduziu os níveis de glicose de pacientes com diabetes tipo 2. Essa fibra é capaz de reduzir os níveis de ácidos gordos livres no sangue, o que melhora a sensibilidade à insulina”, explicou a nutricionista.

Massa de konjac

Reprodução/Pinterest Massa de konjac

Além disso, pesquisas mais recentes têm demonstrado que a raiz do konjac, por ser fibra solúvel, retarda a digestão, fazendo com que o que açúcar quando ingerido, seja absorvido gradualmente.

Existem outros substitutos para a tão amada massa?
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O nutricionista Artur Pereira dá a dica: “Algumas opções de substitutos são: o macarrão de arroz, integral, macarrão/lasanha de abobrinha, espaguete de abóbora, entre outras”.

Mas calma! Não vá achando que descobriu o que precisava para perder aqueles quilos que você tanto quer se livrar. Não adianta nada só comer Konjac na vida e esquecer do resto dos grupos alimentares.

Konjac

Konjac

O importante é consultar um nutricionista e ver o melhor jeito de adicionar o Konjac na sua dieta. “Em uma dieta a base de konjac, por exemplo, pode-se ter a ilusão de emagrecimento devido a baixa caloria, porém a pessoa vai estar sempre com fome (fome oculta), podendo levar a desnutrição e sendo grande as chances de desenvolvimento de obesidade no futuro”, alertou o Dr. Artur.

“A busca pelo corpo perfeito ou por um padrão estipulado pela sociedade, leva as pessoas a sempre buscarem uma maneira rápida e fácil de emagrecer. Mas nenhum alimento isolado é milagroso ou faz milagre. Se o seu objetivo é emagrecer, procure sempre um nutricionista”, completou.

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