Você sabe o que são as hepatites virais? Entenda e saiba como se cuidar

Para nos ajudar com isso, a Dra. Mirian Dal Ben, infectologista, mestre e doutora pelo Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e credenciada Omint, fala mais sobre o assunto.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

O QUE SÃO AS HEPATITES VIRAIS?

A hepatite é uma doença que atinge diretamente o fígado, podendo provocar alterações leves, moderadas ou graves nesse órgão. Ela pode ser originada por alguns tipos de vírus e também pelo uso de alguns medicamentos e substâncias, como o álcool. Aqui, abordaremos apenas as hepatites virais, que são causadas diretamente por vírus classificados entre A, B, C, D, e E.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS PRINCIPAIS TIPOS?

• Hepatite A e E
A hepatite A e a hepatite E, sendo a E bem menos comum no Brasil, tem o mesmo tipo de transmissão, que é por via fecal-oral. Ou seja, a transmissão ocorre principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Populações em locais com falta de acesso a saneamento básico ou condições precárias de higiene são bem mais suscetíveis a essas hepatites.

Na maioria das vezes, o próprio corpo pode eliminá-la algum tempo após os sintomas. Entretanto, algumas pessoas, em especial adultos, podem evoluir com hepatite grave com necessidade de transplante. Essas hepatites não se tornam crônicas.
• Hepatite B
A principal via de transmissão é pelo contato sexual, sendo considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST). Dessa forma, a contaminação acontece pelo contato com sangue e secreções. Assim como na hepatite A, o corpo pode eliminar a doença de forma natural, mas, caso não aconteça, a condição pode se desenvolver silenciosamente sendo descoberta muitos anos depois, geralmente já em estado avançado.
• Hepatite C
Também muito silenciosa, podendo ser descoberta apenas anos depois. A forma de transmissão é a mesma que o tipo B: sangue e secreções corporais. Segundo estudos, hoje é a forma mais comum em pessoas com mais de 40 anos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas entre os tipos de hepatite também podem ser bem comuns entre si. Entre eles, enjoos, dor abdominal, vômitos, cansaço, tontura e, em alguns casos, o amarelamento dos olhos. O importante é procurar um médico caso apresente alguns deles.

COMO POSSO ME PREVENIR?

A boa notícia é que as formas de prevenção são bem parecidas. Primeiramente, é preciso checar se você já se vacinou contra os tipos A e B. Caso não, VACINE-SE! As outras formas de prevenção irão sempre abranger lavar bem as mãos e os alimentos, cozinhá-los muito bem, não compartilhar objetos como lâminas de barbear, escovas de dente e alicates, e, também, usar preservativos. Com todos esses hábitos, você estará protegido!

FAÇA O ACOMPANHAMENTO MÉDICO!

Além disso, mantenha seus exames regulares em dia. Como citado, algumas hepatites virais podem ser silenciosas, não dando nenhum sinal ou sintoma, e, como a maioria das doenças, sempre que descoberta no início maior a chance de sucesso no tratamento.


int(1)

Você sabe o que são as hepatites virais? Entenda e saiba como se cuidar

Sair da versão mobile