Galã dos anos 80 e 90, astro de filmes de ação, casado com a modelo Emma Heming e ex-marido de Demi Moore e pai orgulhoso de cinco filhas (Rumer, Tallulah e Scout, com Demi, e Evelyn e Mabel, com Emma).

O ator Bruce Willis faz 60 anos nesta quinta-feira (19), colecionando papéis de homens durões, em geral um policial, militar ou assassino de aluguel, como John McClane, da franquia Duro de Matar. Narrou o documentário sobre sua vida, com imagens raras, Bruce Willis: Why the Legend Never Dies, de Robert Uncles

Mas também transita pela comédia e drama, estrelando A Morte lhe Cai Bem (1992) e Sexto Sentido (1999) e sendo assim considerado um dos atores mais versáteis de sua geração. A extensa filmografia inclui ainda sucessos como 12 Macacos (1995), Pulp Fiction (1994), Sin City: A Cidade do Pecado (2005), O Quinto Elemento (1997) e alguns fracassos tais quais A Fogueira das Vaidades (1990), Zona de Perigo (1993).  

Listamos 10 fatos sobre o ator que talvez você não saiba.

Nasceu em uma base militar dos Estados Unidos na Alemanha; filho de pai norte-americano e mãe alemã, foi criado em New Jersey.

Foi descoberto por um agente de atores enquanto trabalha de garçom num café. Fez teste para diversos papéis, até entrar no seriado A Gata e o Rato (Moonlighting) , que foi ao ar entre 1985 e 1989 , pelo qual ficou famoso como o detive David Addison Jr.. Em 1987, ganhou o Emmy de melhor ator pelo papel na série.

Era conhecido por ser uma pessoa “desagradável” quando mais jovem; frequentemente era excluído de festas por causa disso.

Republicano, apoiou quase todo candidato do partido à presidência, exceto Bob Dole, que, à época, criticou o papel de Demi Moore, então mulher do ator, no filme Striptease (1996). Fez campanha pra George Bush em 2000.

Bruce Willis, a primeira-dama Laura Bush e George Bush, então presidente dos Estados Unidos, em 2003

Foi o primeiro ator a atuar em um jogo de videogame. Deu voz ao personagem Trey Kincaid e teve movimentos adicionados digitalmente ao jogo Apocalypse (1998).

 Ele era muito gago quando criança, segundo amigos próximos.

Fixou nova marca de salários de atores quando recebeu de cachê cinco milhões de dólares por Duro de Matar (1988).

Junto com Arnold Schwarzenegger, foi uma das poucas celebridades a apoiar publicamente a Guerra do Iraque (2003-2011), invasão comandada pelos Estados Unidos. Não apenas deu apoio como também prometeu um milhão de dólares ao homem que capturasse o ditador iraquiano Saddam Hussein.

Fundou, em 1991, a cadeia de restaurantes Planet Hollywood com Demi Moore, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger.

Além de ator, também é cantor. Gravou os discos The Return of Bruno (1987) e If It Don’t Kill You , It Just Makes You Stronger (1989)

Sem mais artigos