Kyle Maclachlan: retorno a Twin Peaks

Divulgação Kyle Maclachlan: retorno a Twin Peaks

Neste domingo, 21 de maio, finalmente estreia a tão aguardada nova temporada de Twin Peaks. A série que foi originalmente ao ar em 1990 nos Estados Unidos e durou apenas duas temporadas, teve seu último episódio exibido em junho de 1991. De lá pra cá, foram 26 anos e toda uma nova era na televisão. As séries atingiram a sua era de ouro, trazendo clássicos,
como Lost, Breaking Bad e Mad Men para a gente. Mas Twin Peaks tem o mérito de ter vindo antes de tudo isso.

A série foi exibida no Brasil pela Rede Globo aos domingos, depois do Fantástico, estreando no dia 7 de abril de 1991, quase exatamente um ano após a sua estreia americana. Hoje não precisamos esperar mais tanto tempo para curtir um programa americano. Serviços de streaming como Netflix ou HBO Go permitem que o mundo inteiro assista às séries ao mesmo tempo. Isso sem falar nos downloads ilegais.

O que mudou de lá pra cá? Certamente muita coisa. A TV brasileira, pelo menos, era muito diferente naqueles tempos:

– No dia 06 de abril de 1991, no sábado anterior à estreia de Twin Peaks, estreava Os Simpsons na Globo. O desenho foi exibido pela emissora durante muitos anos, até que em 1997 as aventuras de Bart Simpson e companhia foram parar no SBT.

Os Simpsons

Os Simpsons

– Naquele mesmo ano, um mês depois, em 20 de maio, estreava o Aqui Agora, um dos jornalísticos policiais mais famosos do SBT, considerado o precursor dos programas estilo Cidade Alerta.

Aqui Agora

Reprodução Aqui Agora

– No mesmo dia, 20 de maio, e na mesma emissora, no SBT, estreava Carrossel, uma das novelas infantis mais bem sucedidas de todos os tempos. Alguns meses depois, no dia 16 de agosto, a atriz Gabriela Rivero, que interpretava a professora Helena, visitou o Brasil e conheceu o então presidente Fernando Collor.

Carrossel

Divulgação Carrossel

– Falando em infantis no SBT, as crianças daquela época se divertiam com o Show Maravilha, apresentado por Mara Maravilha, a maior rival de Xuxa, e que ficou no ar de 1987 a 1994.

Show Maravilha

Reprodução Show Maravilha

– As crianças que assistiam à Globo naqueles tempos certamente se divertiam com a rainha dos baixinhos, uma vez que o Xou da Xuxa foi exibido de julho de 1986 a dezembro de 1992.

Xou da Xuxa

Reprodução Xou da Xuxa

– Já as crianças que curtiam a TV Cultura certamente adoraram a estreia de Glub Glub no dia 9 de setembro de 1991.

Glub Glub

Reprodução Glub Glub

– Isso sem falar que naquele mesmo ano também estreava Mundo da Lua, no dia 6 de outubro.

Mundo da Lua

Reprodução Mundo da Lua

– O ano da estreia de Twin Peaks também era o ápice do primeiro boom do sertanejo no Brasil. Tanto que em 20 de julho de 1991 começou a ser exibido o Sabadão Sertanejo, no SBT.

Sabadão Sertanejo

Reprodução Sabadão Sertanejo

– Um outro grande sucesso de 1991 foi a novela Vamp, da Globo, que estreou no dia 15 de julho.

Vamp

Reprodução Vamp

– Porém, algumas coisas nunca mudam. Naquela época o Domingão do Faustão, que estreou em 26 de março de 1989, já estava no ar. Como todos sabem, Faustão continua liderando a audiência do horário mais nobre da Globo até hoje.

Domingão do Faustão

Reprodução Domingão do Faustão

A Praça É Nossa também já era exibido. O humorístico estreou no formato atual no dia 7 de maio de 1987 no SBT e continua aí até hoje.

A Praça é Nossa

Reprodução A Praça é Nossa

– E o talk show do momento era o Jô Soares Onze e Meia, que foi exibido no SBT do dia 17 de agosto de 1988 a 30 de dezembro de 1999.

Jô Soares Onze e Meia

Reprodução Jô Soares Onze e Meia

Sem mais artigos