Se você estava acostumado a escolher quais dos 400 filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai estranhar a 35ª edição, que acontece de 21 de outubro a 3 de novembro, e vai trazer apenas 250 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Desta vez Leon Cakoff, idealizador da Mostra e crítico de cinema, não está à frente devido a problemas de saúde e uma série de mudanças foi implementada pela diretora e produtora Renata de Oliveira.

Inclusive, a pedido do próprio Cakoff, este ano só serão exibidos filmes estrangeiros novos que sejam inéditos em São Paulo, uma das novidades desta edição. Ou seja, vários títulos exibidos no Festival do Rio não terão nem uma única sessão. Os filmes serão projetados em 22 salas, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela capital paulista.

Nesta edição, a arte da Mostra é assinada pelo desenhista Mauricio de Sousa, com seu primeiro personagem de quadrinhos, Piteco, criado em 1964. Além da seleção de filmes e oficinas, a Mostra inaugura uma exposição inédita reunindo as obras de um dos grandes mestres do cinema soviético, Sergei Paradjanov (1924-1990). Paradjanov, O Magnífico vai contar com cerca de 60 trabalhos do mestre, entre pinturas, instalações, colagens e desenhos.

Montada por Daniela Thomas e Felipe Massara, a exposição acontece de 19 de outubro e até dia 20 de novembro, no Museu da Imagem e do Som – MIS. Alem da exposição, a Mostra apresenta ainda uma retrospectiva de Paradjanov e o documentário Paradjanov, O Rebelde, de Patrick Cazals.

Títulos Confirmados

Entre os filmes confirmados para a 35ª Mostra estão O Amor Não Tem Fim (Late Bloomers), de Julie Gavras (A Culpa é do Fidel); Habemus Papam, de Nanni Moretti (Caro Diário e O Quarto do Filho); O Futuro (The Future), de Miranda July (Eu, Você e Todos Nós); A Ilusão Cômica (L’Illusion Comique), de Mathieu Amalric; Low Life, de Nicholas Klotz e Elisabeth Perceval e Como Começar Seu Próprio País (How To Start Your Own Country), de Jody Shapiro (produtor de A Música Mais Triste do Mundo, de 2003).

Estarão disponíveis ainda As Neves do Kilimanjaro (The Snows of Kilimanjaro), de Robert Guédiguian; Era Uma Vez na Anatolia (Once Upon a Time In Anatolia), de Nuri Bilge Ceylan, que ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2011; Os Contos da Noite (Les Contes De La Nuit), de Michel Ocelot (mesmo diretor de Príncipes e Princesas, 2000, e As Aventuras de Azur e Asmar, 2006), Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave Of Forgotten Dreams), documentário em 3D de Werner Herzog; Sleepless Night Stories, de Jonas Mekas (A Letter from Greenpoint); Pater, o novo filme de Alain Cavalier (Irène); Cisne, da portuguesa Teresa Villaverde (Os Mutantes); Mundo Misterioso, de Rodrigo Moreno; e Sorelle Mai, de Marco Bellocchio (Vincere).

Mostra Brasil

Entre os filmes brasileiros, a 35ª Mostra apresenta os documentários Canções, de Eduardo Coutinho; Construção, de Carolina SáVou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper; Maringuella, de lsa Grinspum Ferraz; e Vai-Vai 80 Anos nas Ruas, de Fernando Capuano.

O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges; Olhe Pra Mim de Novo, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla; O Palhaço, de Selton Mello; e o primeiro longa de Caio Sóh, Teus Olhos Meus estão entre as ficções a serem exibidas.

Livro Conversas com Scorsese

O 11º título da parceria Cosac Naify e Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Conversas Com Scorsese, examina a carreira e a obra do cineasta americano pelas conversas com seu amigo de longa data, Richard Schickel.

Richard Schickel é autor, coautor e editor de 36 livros, além de roteirista, diretor e produtor de documentário. A maior parte de seu trabalho versa sobre cineastas e história do cinema.

Do diretor Martin Scorsese, a 35ª Mostra exibe a versão digital restaurada de Taxi Driver, que estreou no Festival de Cinema de Berlim deste ano, e o documentário Uma Carta para Elia (2010), sobre o diretor Elia Kazan, que tem retrospectiva no evento.

Retrospectivas

Em retrospectiva, estarão cerca de dez filmes de Elia Kazan, com a presença da viúva do cineasta, a escritora Frances Kazan. Nascido em 1909, em Constantinopla, atual Istambul, o diretor foi um notório nome do teatro da Broadway na década de 1940 e mais tarde desenvolveu também uma bem sucedida carreira no cinema, ambas como diretor. Trabalhou em diversos filmes com Marlon Brando, como Uma Rua Chamada Pecado, baseada no conto do Tennesse Williams (A Streetcar Named Desire) e Sindicato de Ladrões (On the Waterfront). Kazan foi agraciado com dois prêmios Oscar de Melhor Diretor, em 1948 (A Luz é Para Todos) e 1955 (Sindicato de Ladrões), e um Oscar Honorário, pelo conjunto da obra, em 1999.

Sergei Paradjanov (1924-1990), um dos grandes nomes do cinema soviético ganha retrospectiva de seus filmes, além de uma exposição no MIS. Paradjanov foi aclamado como um dos maiores cineastas soviéticos que surgiram após a época de ouro de Sergei Eisenstein e Alexander Dovzhenko e é considerado, hoje, um dos nomes mais criativos e originais da história do cinema mundial.

Outro diretor russo, Aleksei German, também terá uma retrospectiva na 35ª Mostra. São seis filmes do cineasta. Seus filmes, censurados pelo regime stalinista, abrangem as décadas de 70 a 90 com narrativas históricas e antibélicas premiadas em vários festivais internacionais.

Seções da 35ª Mostra e exibições especiais

Focada na diversidade cinematográfica e na revelação de novos talentos, a Mostra traz ao público uma seleção da produção cinematográfica mundial com cerca de 250 títulos divididos entre as seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, com exibição de filmes de cineastas que tenham realizado no máximo seu segundo longa-metragem, Mostra Brasil, retrospectivas, homenagens e exibições especiais.

O Festival da Juventude entra na sua 12ª edição de sessões gratuitas. A programação apresenta filmes de temática jovem com exibição em três salas: Cine Livraria Cultura, Cine Sabesp e MIS.

Além das seções da programação normal da Mostra, o evento traz uma série de exibições especiais ao longo de suas duas semanas, com apresentação de filmes clássicos e homenagens a nomes representativos do cinema.

Neste ano, a Mostra apresenta uma grande seleção de clássicos do cinema em cópias restauradas, seja em versões digitais ou 35 mm. Entre elas, Taxi Driver, de Martin Scorsese; 1900, de Bernardo Bertolucci; e Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.

A Mostra assinala a comemoração do ano da Itália no Brasil e o centenário do nascimento de um dos maiores compositores italianos, Nino Rota, com a apresentação de La Dolce Vita, de Fellini e O Leopardo, de Lucchino Visconti, dos quais é autor da trilha sonora.

Nascido em Milão em 3 de dezembro de 1911, Nino Rota se tornou célebre pela autoria da música de filmes de diretores como Federico Fellini, Luchino Visconti, Francis Ford Coppola e Franco Zeffirelli. Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, em 1974, por “O Poderoso Chefão II”. Além dos filmes acima mencionados, a Mostra exibe também o documentário de Mauro Gioia, A Visita Maravilhosa (La Visita Meravigliosa – Viaggio In Italia Sulle Tracce Di Nino Rota). Este documentário é uma coletânia de memórias composta de entrevistas com pessoas que conheceram, trabalharam e estudaram com o compositor.

A música está na origem do mesmo documentário: quem o dirige é Mauro Gioia, cantor que lançou em 2008 o álbum “Rendez Vous chez Nino Rota”, com canções como “Gelsomina” (interpretada por Adriana Calcanhoto), tema de “A Estrada da Vida”. Durante sua turnê pela Europa, Mauro conheceu Jean Blanchaert, sobrinho do compositor que o apresentou a Prudenzina, a melhor amiga de Nino, na época (2008) uma senhora de 103 anos. Enquanto observava a conversa de Jean e Prudenzina, que contavam casos da vida de Rota, Mauro teve a ideia de fazer uma viagem atrás de outras pessoas que também tivessem conhecido o compositor para descobri-lo através destas memórias.  Entre os entrevistados estão Nicola Piovani, vencedor do Oscar de melhor trilha sonora por A Vida é Bela em 1998; Michelle Marvulli, um de seus melhores alunos no conservatório de Bari; Pier Luigi Pizzi, cenógrafo de Romeo e Julieta, de Franco Zeffirelli.

Outra das exibições especiais desta edição é a apresentação de Laranja Mecânica, filme emblemático de Stanley Kubrick, 40 anos após a sua estreia. Com um tom futurista, a cidade de Londres é o local onde um grupo de jovens ataca o sistema e comete uma série de crimes, que Kubrick filma de forma irreverente, refletindo a sua época, entre o psicodélico e a Pop Art.

Nesta data, a 35ª Mostra projeta ainda Era Uma Vez… Laranja Mecânica (Il Était Une Fois… Orange Mécanique), de Antoine de Gaudemar, documentário que revisita o polêmico filme de Kubrick pelas palavras dos atores Malcolm McDowell e Warren Clark; da viúva do diretor, Christiane Kubrick, e do escritor Anthony Burgess, autor do livro Laranja Mecânica, do qual o filme é uma adaptação.

O documentário traz ainda depoimento do produtor e cunhado de Kubrick, Jan Harlan, que é um dos convidados da 35ª Mostra e fará uma Master Class na FAAP.

Premiação e Júri

Após serem exibidos na 35ª Mostra, os filmes da seção Competição Novos Diretores mais votados pelo público concorrem ao Troféu Bandeira Paulista (uma criação da artista plástica Tomie Ohtake), que será oferecido ao melhor filme escolhido por um júri internacional.

Esse ano, o júri será composto pelo diretor canadense Atom Egoyan, o escritor francês Frédéric Boyer, o diretor africano Mahamat Saleh Haroun, a roteirista Elisabeth Perceval e do diretor e escritor brasileiro Jorge Furtado.

Outro prêmio oferecido durante a Mostra é o Prêmio Itamaraty, entregue pelo Ministério das Relações Exteriores. Os filmes premiados são selecionados por um júri composto por profissionais distintos do cinema brasileiro, cujos nomes serão definidos pelo Itamaraty.  Concorrem ao prêmio todos os filmes brasileiros exibidos dentro da programação do evento:

a) Melhor Curta-Metragem: R$ 15.000,00 (quinze mil reais)
b) Melhor Longa-Metragem de Documentário: R$ 30.000,00 (trinta mil reais)
c) Melhor Longa-Metragem de Ficção: R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais)
 
Serviço

35ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Quando: De 21 de outubro a 3 de novembro
Onde: Unibanco Arteplex 1, 2, 3, 4, 5 e 6; Cine Livraria Cultura 1 e 2; Cinesesc; Cine Sabesp; Cinemateca – Sala BNDES e Sala Petrobrás; Espaço Unibanco de Cinema Pompeia 1;
Espaço Unibanco de Cinema Augusta 3; Faap – Fundação Armando Álvares Penteado;
Centro Cultural São Paulo; CinUSP, Cine TAM, Cine Olido, Reserva Cultural, MIS – Museu da Imagem e do Som, Vão Livre do MASP
Quanto: Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 14,00 (inteira) / R$ 7,00 (meia) / Sextas, Sábados e Domingos: R$ 18,00 (inteira) / R$ 9,00 (meia) / Via internet, no site Ingresso.com, o ingresso poderá ser adquirido com antecedência de quatro dias a um dia antes da sessão.

Os pacotes:
Permanente Integral – R$ 390,00
Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura, mediante apresentação da carteirinha de assinante) R$ 331,50
Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) R$ 90,00
Permanente  Especial  Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 76,50
Pacote de 40 ingressos – R$ 285,00
Pacote  de  20  ingressos –  R$     165,00

CENTRAL DA MOSTRA

Data de funcionamento: De 10 a 14 de outubro das 12 às 18 h para informações. De 15 de outubro a 03 de novembro, das 10 às 21 h para credenciamento de convidados e vendas de pacotes e permanentes.

Endereço: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (ao lado do Cine Livraria Cultura).

A emissão de credenciais obedece a um sistema único de atendimento, por ordem de chegada.

*O desconto de 15% da Folha é válido somente para o assinante titular, pessoa física.

* Desconto de 50% na compra de até dois ingressos por sessão de filme da Mostra na bilheteria dos cinemas, para a força de trabalho do sistema Petrobras (devidamente identificada com crachá

funcional) e para Titulares do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo).

Para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema.

A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas os pacotes.


int(1)

35 ª Mostra de Cinema de SP terá menos filmes e só vai exibir inéditos