0
O GIF acima é um hit da internet já faz algum tempo. Mas você sabe quem é a doce moçoila que dispara contra o sol suas metralhadoras cheias de mágoa?

É Julie Andrews, minha gente! A atriz e cantora britânica que encantou gerações mundo afora e que completa 80 anos de idade nesta quinta-feira (01/10). Enquanto ela faz 8 décadas, seu maior sucesso faz 5: A Noviça Rebelde completa 50 anos em 2015.

0c
A Noviça Rebelde, um dos clássicos mais amados do cinema. Vamos a um pouco de história: tudo começou na vida real, com a Família von Trapp. Sim, ela existiu. A personagem Maria von Trapp foi a líder de uma família austríaca de cantores que enfrentou o nazismo na 2ª Guerra Mundial. Maria escreveu um livro de memórias, The Story of the Trapp Family Singers.

O livro foi adaptado para um filme alemão em 1956 – Die Trapp-Familie, alguém já viu? A gente não viu -, e virou musical americano na Broadway em 1959, com o título de The Sound of Music.

O musical, por sua vez, foi adaptado para o cinema americano em 1965. E a escolhida para interpretar Maria von Trapp foi Julie Andrews. Mas não sem antes enfrentar a concorrência de… Audrey Hepburn.

Na verdade, Julie e Audrey já tinham uma “rixa” antiga. No teatro, Julie estrelou o musical My Fair Lady. Quando esse musical virou filme, Julie não foi escalada – quem fez o papel da florista Elisa nas telonas foi Audrey.

0bE The Sound of Music, no teatro, era estrelado por Mary Martin. Quando o musical virou filme, Audrey foi a 1ª cogitada para estrelar. Mas desta vez o jogo inverteu e Julie ficou com o papel.

0a

A Noviça Rebelde, o filme baseado no musical The Sound of Music, foi um sucesso mundial. Estreou em março de 65 nos EUA e em maio do mesmo ano no Brasil e ganhou 5 Oscars em 1966: Filme / Diretor (Robert Wise) / Som / Montagem / Música, além de ter sido indicado a mais 5, incluindo Melhor Atriz para Julie Andrews.

Julie não ganhou, mas ela já tinha ganho no ano anterior: levou por Mary Poppins, sua estreia no cinema. Na foto, Julie comemora o Oscar com a amiga Audrey:

Audrey Hepburn and Julie Andrews with Oscar
Ela seria indicada uma terceira vez, pela comédia musical Vitor ou Vitória.

0d

E ainda sobre Oscar: na cerimônia deste ano, Julie recebeu um tributo por sua carreira. O tributo foi interpretado por Lady Gaga, que cantou um mash-up de várias músicas da Noviça, com Julie no palco.

0e

0f
Quem quiser se emocionar, cantar e vibrar com A Noviça Rebelde nos cinemas, vem aí uma oportunidade incrível: o filme faz parte da 10ª temporada dos Clássicos Cinemark, e será exibido em cópia restaurada digital nos dias 14, 15 e 18 de novembro, em várias salas da rede no Brasil.

E para saber mais sobre Julie e seu maior hit, entre na galeria a seguir – e descubra a relação entre A Noviça Rebelde e… O Homem-Aranha! Confira:

Edelweiss, Edelweiss!...

A Noviça Rebelde superou ...E o Vento Levou como o filme com maior bilheteria na época de seu lançamento, arrecadando mais de US$286 milhões em âmbito global e tornando-se um dos filmes mais populares de todos os tempos
A Noviça Rebelde superou ...E o Vento Levou como o filme com maior bilheteria na época de seu lançamento, arrecadando mais de US$286 milhões em âmbito global e tornando-se um dos filmes mais populares de todos os tempos
Créditos: Divulgação / Reprodução

int(1)

A Noviça Rebelde completa 50 anos e Julie Andrews faz 80! Venha subir nessas colinas...