A internet é o paraíso da arqueologia de cultura pop. Quem diria que um dia teríamos uma coisa chamada YouTube, onde diversas pérolas e tesouros dos anos 60, 70, 80 e 90 vêm à tona diariamente? O YouTube é praticamente uma expedição arqueológica virtual.

E um dos novos tesouros desenterrados pelos internautas é um vídeo amador apresentando o show de lançamento do filme Bete Balanço (1984), no Morro da Urca, Rio de Janeiro, naquele mesmo ano.

O show traz performances de diversas bandas e músicos que faziam parte da trilha sonora do filme, entre elas a Banda Brylho, Lobão e os Ronaldos (sim, no tempo em que Lobão não era a figura polêmica de hoje), Celso Blues Boy e claro, a grande estrela da noite, o Barão Vermelho, ainda liderado por Cazuza.

Débora Bloch e "a verdadeira Bete Balanço", Cazuza

Débora Bloch e “a verdadeira Bete Balanço”, Cazuza

Cazuza e Frejat são os autores da música que deu nome ao filme – para quem nunca viu essa obra-prima oitentista do cinema nacional, Bete Balanço conta a história da caipira Bete (Débora Bloch) que chega ao Rio para tentar ser cantora e se envolve amorosamente com um fotógrafo (Lauro Corona).

E para apresentar os shows de lançamento do filme no Morro da Urca foram convocados os astros da fita: Débora, Lauro e Diogo Vilela, além do diretor Lael Rodrigues.

Cazuza e Débora em cena do filme de 1984

Cazuza e Débora em cena do filme de 1984

O vídeo é hilário. Logo no início, Diogo Vilela sobe ao palco e recebe os gritos do público: “Bicha! Bicha! Bicha!” Sem perder a pose, Diogo dispara: “Achei que vocês iam me chamar de viado!”

Na sequência entra Lauro bastante eufórico, fazendo a gente imaginar o que estava rolando nos bastidores minutos antes… Saudades dos anos 80!

Por fim, Débora Bloch surge no palco, também bastante elétrica. Mais à frente, por volta dos 46′, Débora dispara a frase histórica: “Vou revelar um segredo! Vocês sabem quem é a verdadeira Bete Balanço?” A plateia grita: “Cazuza!” A atriz concorda, Cazuza sobe ao palco e diz: “Não é mais segredo nenhum!”

Nunca quisemos tanto o DeLorean de De Volta para o Futuro para fazer algumas viagens…

Sem mais artigos