Começa nesta quarta-feira (14) em São Paulo a edição 2013 do Anima Mundi, festival de curtas e longas-metragens de animação. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, premiando o curta-metragem Feral, do português Daniel Sousa, a 21ª edição do evento acontece na capital paulista até o dia 18, com destaque para as animações de temática adulta – política e sexo trazem algumas das obras mais interessantes.

+ Veja a seleção de filmes políticos do festival Anima Mundi na galeria

Do polonês Daniel Azczechura, o curta Passatempo foi feito em 1968 e trata da possessividade feminina como metáfora para falar da luta pela liberdade. Já Uma História de Amor e Fúria, dublado por Camila Pitanga e Selton Mello, passa por momentos históricos como a escravidão e o Regime Militar no Brasil. O canadense Presa! investiga temas como direitos humanos e opressão por meio da historia de uma garotinha. Feminismo, questões urbanas e política contemporânea também são abordados em filmes exibidos. 

Os filmes são exibidos no Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1.475 – Cerqueira César, das 12h às 22h) e no Cine Olido (Av. São João, 473 – República, das 13h30 às 20h). O evento promove ainda oficinas abertas ao público no Estudio Aberto, conversas com grandes nomes da animação nacional no Papo Animado e, no Anima Forum, debates, palestras e workshops com profissionais da indústria. Clique aqui para ver a programação completa.


int(1)

Anima Mundi chega a São Paulo; animações de tema político dominam festival