No dia 5 de agosto de 1924, o jornal americano Chicago Tribune publicou pela primeira vez as tiras da personagem Annie, a Pequena Órfã, criada por Harold Gray (1894-1968). Começava ali uma longa carreira para a garotinha, que chega agora aos 90 anos.

Curiosamente, o autor Gray tinha pensado num personagem masculino. Assim, a tira se chamaria Little Orphan Otto. Mas o editor do Chicago Tribune mudou o sexo do personagem, e assim surgiu a Little Orphan Annie – o editor deve ter se inspirado no poema homônimo, escrito em 1885 por James Whitcomb Riley.

O sucesso foi imenso, e a personagem frequentou tiras de jornal durante décadas. Annie tinha como parceiros de cena o cão Sandy e o magnata político Daddy Warbucks, entre outros. A fama da tirinha atraía também os leitores adultos, pois as histórias tinham certo teor de crítica política.

Não demorou para Annie ser adaptada a outras mídias. Virou programa de rádio em 1930, em esquetes de 15 minutos, ficando no ar até 1942. Nos anos 30, deu origem a dois filmes: Little Orphan Annie (1932) e Aventuras de Lili (1938).

Décadas depois, Annie foi parar na Broadway, virando musical. A montagem estreou em 1977 e esteve em cartaz até 1983 – com diversas garotas se revezando no papel da menininha. Entre essas atrizes, estava Sarah Jessica Parker. O musical trouxe músicas que se tornariam clássicas, como Tomorrow, It’s a Hard Knock Life, We Got Annie e Easy Street.

O musical inspirou até uma novela brasileira: Água Viva (1980, exibida pela Globo às 20h) tinha como personagem central a órfã Maria Helena (Isabela Garcia). Segundo o autor da trama, Gilberto Braga, a personagem era inspirada na Annie do teatro.

Em 1982, o musical foi adaptado para os cinemas. John Huston dirigiu o filme, considerado um fracasso pela crítica – mas que marcou toda uma geração. A menina Aileen Quinn encarnou Annie. Carol Burnett teve atuação antológica como Miss Hannigan, a megera alcoolizada que comanda o orfanato onde Annie reside.

Em 1999, houve novo filme baseado no musical – desta vez, uma produção para a TV. Alicia Morton viveu Annie, e Kathy Bates encarnou Miss Hannigan.

E vem aí uma terceira versão do musical. A produção está prevista para estrear no Natal de 2014, com Jamie Foxx como o milionário que adota Annie – nesta versão, rebatizado como Benjamin Stacks. Annie será vivida por Quvenzhané Wallis – a atriz prodígio de Indomável Sonhadora (2012). Cameron Diaz ficou com o papel de Miss Hannigan.

Assista ao trailer desta nova versão de Annie a seguir, e veja na galeria acima os melhores momentos dessa personagem pop:

Sem mais artigos