Confirmando seu favoritismo, Argo ficou com o Oscar de melhor filme na cerimônia que aconteceu na noite deste domingo (24). O longa é um dos poucos na história a ganhar o prêmio principal sem ter tido uma indicação para seu diretor, Ben Affleck. Além de melhor filme, Argo também levou os prêmios de melhor roteiro adaptado e edição.

Em uma noite na qual nenhuma produção se destacou por um número exagerado de estatuetas, o nome mais pronunciado foi o de As Aventuras de Pi, que ganhou quatro categorias: fotografia, efeitos especiais, trilha sonora e diretor – o segundo Oscar de Ang Lee.

Assim como Argo, o musical Os Miseráveis também ficou com três prêmios, em mixagem de som, maquiagem e atriz coadjuvante, para Anne Hathaway, que era a favorita. Outros que só confirmaram o favoritismo foram Daniel Day-Lewis, que se tornou o primeiro a ter três Oscar na principal categoria de atuação por seu papel em Lincoln, e Jennifer Lawrence, que, como melhor atriz, garantiu o único prêmio de O Lado Bom da Vida. Emocionada, a atriz tropeçou e caiu na escadaria ao subir ao palco para seu discurso de agradecimento.

Django Livre fez com que Christoph Waltz levasse seu segundo Oscar de ator coadjuvante, ambos em filmes de Quentin Tarantino, e que o próprio Tarantino conquistasse sua segunda estatueta por roteiro original, 18 anos após Pulp Fiction.

A grande decepção da noite, por outro lado, ficou por conta de Lincoln. Campeão de indicações deste ano, com 12, o filme só teve duas vitórias, de melhor ator e direção de arte.

Uma grande curiosidade da noite foi o empate na categoria edição de som, vencida por A Hora Mais Escura e 007 Operação Skyfall, já que nas 84 edições anteriores, a divisão de um prêmio só havia acontecido cinco vezes. E, por falar em James Bond, Operação Skyfall conquistou as duas primeiras estatuetas da franquia desde 1965, sendo uma sua primeira por uma canção original, com o tema cantado por Adele.

Veja abaixo a lista completa dos vencedores do Oscar 2013:


Melhor Filme

Argo

Melhor Diretor

Ang Lee, por As Aventuras de Pi


Melhor Ator

Daniel Day Lewis, por Lincoln

Melhor Atriz

Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida

Melhor Ator Coadjuvante

Christoph Waltz, por Django Livre


Melhor Atriz Coadjuvante

Anne Hathaway, por Os Miseráveis


Melhor Roteiro Original

Django Livre

Melhor Roteiro Adaptado

Argo

Melhor Filme Estrangeiro

Amor (Áustria)

Melhor Animação

Valente


Melhor Canção Original

Skyfall – 007 – Operação Skyfall

Melhor Trilha Sonora

As Aventuras de Pi


Melhor Direção de Arte

Lincoln

Melhor Fotografia

As Aventuras de Pi

Melhor Edição

Argo

Melhor Figurino

Anna Karenina

Melhor Maquiagem

Os Miseráveis


Melhores Efeitos Especiais

As Aventuras de Pi

Melhor Mixagem de Som

Os Miseráveis


Melhor Edição de Som (empate)

007 – Operação Skyfall
A Hora Mais Escura


Melhor Documentário em Longa Metragem

Searching for Sugar Man


Melhor Documentário em Curta Metragem

Inocente

Melhor Curta Metragem

Curfew

Melhor Animação em Curta Metragem

Paperman



Sem mais artigos