Nesta segunda-feira, Arnold Schwarzenegger completa 65 anos. E, sete anos após se afastar das telas para se dedicar à política, ele retoma o lado ator, prestes a aparecer novamente nas telas em Os Mercenários 2.

 

Nascido na Áustria, Schwarzenegger já contou que sonhava com os Estados Unidos desde os dez anos de idade. Mas foi só aos 21, graças ao fisiculturismo, que chegou ao país.

Depois de ser Mister Mundo e sete vezes Mister Olympia, sua carreira nas telas começou em 1970, quando ele apareceu como Hércules em Hercules in New York. Mas, na época, seu sotaque era tão carregado que ele precisou ser dublado.

O primeiro grande sucesso, no entanto, foi Conan, o Bárbaro, de 1982, a partir do qual ele se estabeleceu de vez como um ícone dos filmes de ação.

Interessado por política, Schwarzenegger se filiou ao Partido Republicano ainda na década de 80, embora tenha levado alguns anos para divulgar o fato.  Apenas na campanha presidencial de 1988 ele apareceu publicamente fazendo campanha para o partido.

Em 1990, foi nomeado pelo então presidente George Bush para o cargo de presidente do Conselho de Saúde Física e Desportos Presidencial, onde ficou por três anos. Sempre envolvido em política, anunciou sua candidatura ao governo da Califórnia em 2003 e foi eleito.

O ator ainda cumpriu um segundo mandato, iniciado em 2006, e só em 2010 deixou o cargo, avisando que voltaria a atuar “seriamente” e não mais apenas em pequenas pontas.

Mas Arnold Schwarzenegger não é o único exemplo de ator bem sucedido a se envolver ativamente na política e ocupar um cargo importante. Conheça outros na galeria acima.


Sem mais artigos