Under the Dome, série de ficção científica baseada no romance homônimo de Stephen King e produzida por Steven Spielberg, estreou na América Latina na última segunda-feira (4), pelo canal TNT. O programa acompanha os conflitos e agonias de uma pequena cidade que, repentina e misteriosamente, é cercada por um domo impenetrável. Em encontro com jornalistas na Cidade do México (o Virgula esteve por lá arranhando o espanhol), os atores Mike Vogel, Alexander Koch e Mackenzie Lintz falaram sobre a série. Eles garantiram que Stephen King foi o cara mais bacana do mundo durante as gravações.

Mike Vogel, que vive o protagonista Dale “Barbie” Barbara, se surpreendeu com a humildade de King. “É um cara de muito sucesso, que teve muitos trabalhos adaptados para TV e cinema. Mesmo assim, ele nos disse que éramos o elenco mais talentoso com que já trabalhou, o que foi uma grande injeção de confiança. Ele sempre estava no set, observando mais do que qualquer coisa. Foi muito encorajador. Ele nunca nos diria, ‘O que você está fazendo aí não está funcionando'”.

Para um ator, a propósito, receber elogios de Stephen King não é pouca merreca. O escritor de clássicos de suspense e terror nunca escondeu, por exemplo, sua insatisfação com a representação de seus personagens Jack e Wendy, de O Iluminado, por Jack Nicholson e Shelley Duvall, no filme de Stanley Kubrick.

Mackenzie Lintz, que faz a adolescente rebelde Norrie, confessa que ficou nervosa antes de conhecer o autor. “Há muita pressão por causa dele e por causa dos fãs dele. Conhecê-lo foi louco, surreal. Não sabia como ele seria como pessoa, mas a primeira coisa que me disse foi, ‘Eu gostei de seus sapatos’. A partir desse ponto, eu soube que ele seria um cara muito legal. Ele foi ótimo e esteve envolvido em cada detalhe”, contou.

Alexander Koch, que interpreta o sociopata Junior Rennie, por sua vez, diz que cresceu lendo contos de Stephen King. “Eu fiquei muito nervoso da primeira vez que apertei sua mão. Mas depois de uma gravação, ele me disse: ‘Bom trabalho, Alex. Você é um loucão foda’. Isso foi surreal. Ele é muito engraçado e encorajador”, disse.

MUDANÇAS DO LIVRO
Under the Dome, como já aconteceu com outras adaptações de obras literárias, recebeu críticas de fãs por mudar aspectos originais do livro. Novos personagens foram criados e a história sofreu pequenas e grandes alterações. Stephen King, que é também produtor-executivo do programa, saiu em defesa dele, argumentando que, “se a solução para o mistério fosse o mesmo do livro, as pessoas já saberiam de antemão o que vai acontecer”.

Alguns dos atores do elenco optaram por não ler o romance, para que isso não afetasse a construção de seus personagens na série. “Quando você faz um programa de TV, eles mudam o programa, à medida que veem o que funciona e o que não funciona. Há coisas no livro que não se traduzem na TV e vice-versa. Portanto, em vez de ter essa ideia do que vai acontecer, eu preferi esperar até que estivesse tudo pronto. Preferi descobrir lá, em vez de ter uma ideia do que eu estava interpretando”, explicou Vogel.

O ator se diz contente por viver um protagonista que não é “um herói perfeito”. “Muitos atores querem que seus personagens sejam bem recebidos. Mas os telespectadores querem ver os defeitos. Barbie anda por um território de maldade, tenta voltar, mas não consegue evitar esse seu lado obscuro. Eu amo o personagem de Bryan Cranston em Breaking Bad. Eu amo aquele cara. O personagem mistura defeitos, qualidades e todas essas coisas”.

SEGUNDA TEMPORADA
A primeira temporada de Under the Dome terminou de ser exibida nos Estados Unidos em setembro deste ano. A segunda temporada, que estreará no país em junho de 2014, terá seu primeiro episódio escrito pelo próprio Stephen King.

Os atores garantem que ainda sabem muito pouco sobre o desenrolar da trama, mas mantêm altas expectativas. “Eles não nos disseram muita coisa. O que sei é que, quando você vê o último episódio da primeira temporada e como tudo acaba, retomamos a segunda não desse ponto, mas de alguns meses para a frente. O mundo em que vivemos agora será vastamente diferente”, diz Vogel.

Alexander acrescenta: “Eu espero mais respostas. Na segunda temporada, teremos mais informações de o que é o domo, qual é seu propósito, por que a cidade de Chester’s Mill foi escolhida entre tantas outras”.

Under the Dome é exibido às segundas, às 22h30, no canal TNT.


int(1)

Atores de Under the Dome contam como Stephen King os encorajou em gravações