O filme Biutiful, protagonizado por Javier Bardem, iniciará no domingo, nos Estados Unidos, uma campanha prévia rumo à grande temporada de prêmios com a exibição da fita e um posterior debate que será apresentado por Sean Penn, com membros do Sindicato de Atores dos EUA entre os espectadores.

Segundo a edição digital da revista The Hollywood Reporter, a produção será exibida em Los Angeles, na Califórnia, para mais de 500 atores, que testemunharão a atuação que rendeu a Bardem o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes.

De acordo com a publicação, haverá outra exibição VIP no dia 10 de dezembro, desta vez apresentada pelo cineasta Michael Mann.

O longa-metragem terá outras apresentações especiais que contarão com o apoio de artistas como Werner Herzog, Robert Benton, Guillermo del Toro, Julian Schnabel e Alfonso Cuarón.

Biutiful, do mexicano Alejandro González Iñárritu, tem a aspiração de figurar entre os cinco indicados à categoria de melhor filme no Oscar de 2011. Há ainda a especulação de que Javier Bardem poderá disputar sua segunda estatueta – o ator espanhol foi laureado pela primeira vez por sua atuação como coadjuvante no filme Onde os Fracos Não Têm Vez.

Bardem e Iñárritu apresentaram Biutiful em Nova York na quarta-feira, e o intérprete espanhol recebeu elogios de atores como Al Pacino, Paul Haggis e Claire Danes.

Sem mais artigos