“Brasil fica na Europa”, diz uma mulher. “É um continente”, dispara outra. “Merengue, salsa, adoro dançar esses ritmos”, diz uma terceira. “Brasil? Só sei o nome”, confessa um homem.

Por outro lado, em meio a declarações bizarras, surgem pessoas conscientes de uma série de problemas do Brasil. E elas apontam questões políticas, econômicas, sociais – com direito a críticas à Copa do Mundo.

Tudo isso é visto no vídeo Brazil 2014 – What Do You Know About It?, realizado pela diretora Rita Moreira e divulgado no YouTube. A videomaker sacou uma câmera e perambulou por regiões públicas de Nova York, entrevistando pessoas com a seguinte pergunta: “O que você sabe sobre o Brasil?”

Franceses, norte-americanos, portugueses, colombianos – diversas nacionalidades surgem diante da câmera. Em meio às respostas equivocadas, transparecem visões bastante certeiras sobre o Brasil.

Sobram farpas para os governantes brasileiros, acusados de “roubar na nossa cara” por um americano ex-morador do Rio de Janeiro. Respingam críticas aos gastos excessivos do governo com as obras da Copa do Mundo, ressaltando a urgência de que esse dinheiro tivesse sido empregado em coisas realmente necessárias, como a saúde, a educação, moradias. O vídeo prova que a visão internacional sobre o Brasil não é tão ingênua ou desinformada como muitos pensam.

Rita Moreira é uma pioneira videomaker do Brasil. Estudou a linguagem do vídeo em Nova York já nos anos 70, quando tal linguagem estava nascendo. Autora de documentários contundentes como Temporada de Caça (1988), ela segue na ativa com seu estilo combativo e destemido.

Assista:

Sem mais artigos