O Iluminado (1980) é uma das obras cinematográficas mais cultuadas do mundo. O clássico do horror, baseado no livro de Stephen King e dirigido por Stanley Kubrick, vive sendo esmiuçado por especialistas, e agora mais material de bastidores veio à tona.

O site Open Culture divulgou imagens raras dos primeiros esboços do cartaz de O Iluminado. O profissional convocado para a tarefa foi o lendário Saul Bass – criador de aberturas e créditos icônicos do cinema, como em Psicose (1960, de Alfred Hitchcock). E Saul esboçou diversas ideias para o pôster de O Iluminado – devidamente acompanhado pelo “controlador” Kubrick.

As imagens mostram algumas propostas de Saul para o cartaz, e nelas podemos ver as anotações pessoais de Kubrick, que detalhava os motivos de reprovar tais ideias.

O cineasta observa por exemplo que um dos cartazes passa a ideia de que o filme seria uma obra de ficção científica. Em outros, percebe que o título do filme está muito complicado de ser lido. Em outro cartaz, considera que há muito destaque para o labirinto – um dos símbolos do filme, mas Kubrick afirma que não era boa ideia usar o labirinto no cartaz.

Por fim, o cartaz escolhido foi o hoje famoso pôster amarelo, com um rosto nebuloso dentro das letras do título do filme.

A coleção de esboços mostra o brilho de Saul Bass em criar ideias visuais, e as anotações de Kubrick comprovam o perfeccionismo do cineasta – característica que, entre outras, criaria sua fama de gênio.

Confira na galeria acima alguns dos esboços de Saul Bass para o cartaz de O Iluminado.

Sem mais artigos