A Globo estreia nesta segunda-feira (16) a nova novela das 21h, Babilônia. Escrita por Ricardo Linhares, João Ximenez Braga e Gilberto Braga, acaba levando a grife maior de Gilberto, um dos novelistas mais consagrados do Brasil.

heleninha-vale-tudo-o

Pelo poder dessa grife e por tudo que Gilberto já criou para as telas da TV, é grande a expectativa dos fãs pela estreia da novela. Muitos desses fãs são recém-chegados e se encantaram pela obra de Gilberto ao assistir no Canal Viva às reprises de grandes obras do autor, como Vale Tudo (de 1988/89, reprisada no Viva em 2010/11), Água Viva (de 1980, reprisada em 2013/14), Dancin’ Days (de 1978/79, reprisada em 2014) e O Dono do Mundo (de 1991/92, no ar).

odete-o

Em praticamente todas as suas novelas e minisséries, o novelista conseguiu inserir temas polêmicos revestidos de uma aura política e social, retratando o Brasil e sua tão comentada classe média alta, mas sem deixar de retratar a classe pobre – apesar da ideia errônea de que ele “só fala sobre os ricos”.

vila3

Babilônia será um desafio. Aos 69 anos, depois de assinar 17 novelas e 4 minisséries, será que o autor ainda está em forma? Enquanto essa resposta não vem, veja na galeria a seguir a linha do tempo de Gilberto Braga através de suas principais obras na TV, e seus impactos, influências e interferências na vida do Brasil.

Sem mais artigos