int(1)

Veja galeria com várias imagens de Tropa de Elite 2

O ano que terminou foi espetacular para o cinema brasileiro. Cerca de 135 milhões de espectadores foram às salas de todo o país para conferir produções brasileiras, o que significa um aumento de 32% na bilheteria.

Os bons filmes, que também foram bem populares, contribuíram bastante para o sucesso. Além disso, o Brasil se beneficiou com o péssimo empenho do cinema americano.

Entre os principais destaques estão Tropa de Elite 2, Chico Xavier – O Filme e Nosso Lar agradaram, mas Lula – O Filho do Brasil não foi o melhor a ponto de ser o indicado brasileiro ao Oscar.

Com dados atualizados no último dia 27 de dezembro de 2010, o filme de José Padilha se tornou oficialmente o que mais arrecadou no país até hoje, com R$ 102,6 milhões, batendo, inclusive, o megasucesso Avatar, de James Cameron.

O ano de 2010 realmente foi histórico, porque Tropa de Elite 2 também bateu outro recorde: foi o filme brasileiro de maior público da história, segundo o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema. Até 8 de dezembro, tinha fechado com a marca de 10.736.995 de espectadores – contra os 10.735.524 do último recordista, Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto – e hoje já passa dos 11 milhões.

Já o longa espírita de Wagner de Assis sobre a história de André Luiz levou 3,415 milhões de pessoas ao cinema, e ficou à frente do filme de Daniel Filho, que atraiu 3,414 milhões de espectadores. O primeiro obteve R$ 31,370 milhões, superando os 30,3 milhões do segundo.


int(1)

Com Tropa de Elite 2 e Nosso Lar, bilheteria brasileira sobe 32% em 2010