Nesta quinta (11) foram anunciados os indicados ao Globo de Ouro 2015. O prêmio elege os melhores do cinema e da TV e é considerado uma prévia do Oscar – no geral, quem ganha o Globo de Ouro ganha o Oscar, mas nem sempre.

Entre os principais indicados estão Boyhood (filme dramático, atores coadjuvantes – Ethan Hawke e Patricia Arquette -, direção e roteiro – Richard Linklater) e Birdman (filme de comédia, ator de comédia – Michael Keaton -, atores coadjuvantes – Edward Norton e Emma Stone -, direção e roteiro – Alejandro González Inarritu – e trilha original). Birdman tem 7 indicações, e Boyhood tem 5.

Boyhood

Cena de Boyhood

O incrível O Grande Hotel Budapeste tem 4 indicações: filme de comédia, ator de comédia (Ralph Fiennes), direção e roteiro (Wes Anderson).

No terreno de atrizes, surgem algumas surpresas e outras coisas previsíveis. A “arroz de festa” Meryl Streep concorre como coadjuvante por Caminhos da Floresta; Jennifer Aniston ( ! ) concorre como atriz de drama por Cake; e Julianne Moore concorre duas vezes: como atriz de drama por Still Alice e atriz de comédia por Mapa para as Estrelas.

O Grande Hotel Budapeste

Cena de O Grande Hotel Budapeste

Já no setor TV, a disputa é bem acirrada. Para Melhor Série de Drama, competem pesos pesados como Game of Thrones, House of Cards e Downtown Abbey. Melhor Série de Musical ou Comédia tem um grande favorito: Orange is the New Black.

Os atores e atrizes indicados formam um time invejável. São 8 categorias de atuação (ator e atriz de série drama, ator e atriz de série comédia, ator e atriz em minissérie ou telefilme, e ator e atriz coadjuvantes em série, minissérie ou telefilme).

E nesse emaranhado de indicações surgem nomes como Claire Danes, Viola Davis, Robin Wright, James Spader, Clive Owen, Kevin Spacey, Don Cheadle, William H. Macy, Jessica Lange, Frances McDormand, Woody Harrelson, Matthew McConaughey, Mark Ruffalo, Kathy Bates, Bill Murray, Jon Voight… ufa! Um verdadeiro who’s who.

O prêmio Cecil B. DeMille, que a cada ano homenageia um artista pelo conjunto de sua obra, será entregue em 2015 a George Clooney, por sua carreira de ator, diretor e produtor. Nos últimos anos o prêmio foi para Woody Allen (que como de hábito não compareceu), Jodie Foster (que na ocasião revelou enfim ser homossexual) e Morgan Freeman.

A premiação acontece em 11 de janeiro.

Orange

Elenco de Orange is the New Black

Sem mais artigos