O CROSP, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, emitiu uma nota a respeito da gafe cometida no programa Hoje em Dia, da TV Record, na tarde desta terça-feira (4). No programa, uma médica ginecologista foi consultada sobre diversas doenças, entre elas a cárie – uma especialidade da área da odontologia – o que levou a piadas e repercussão na internet.

“Ressaltamos que, todo e qualquer posicionamento equivocado sobre assuntos odontológicos, assim como informações sobre a prática odontológica apresentadas por profissionais de outras áreas da saúde são condutas rechaçadas por este Conselho, uma vez que o cirurgião-dentista é o profissional legalmente habilitado, capacitado e indicado para conceder entrevistas sobre assuntos odontológicos de sua atribuição, com finalidade de esclarecimento e educação no interesse da coletividade”, diz a nota.

Os apresentadores Celso Zucatelli, Chris Flores e Edu Guedes conversavam com ela enquanto o GC (gerador de caracteres) mostrava na tela a frase “Ginecologista revela os mitos e verdades da cárie”. A ginecologia é a área da medicina que cuida do sistema reprodutor feminino. À imprensa, a Record esclareceu que a médica falava de várias doenças, entre elas HPV e herpes, muito embora o GC citasse somente a cárie.

Leia na íntegra:

Ressaltamos que, todo e qualquer posicionamento equivocado sobre assuntos odontológicos, assim como informações sobre a prática odontológica apresentadas por profissionais de outras áreas da saúde são condutas rechaçadas por este Conselho, uma vez que o cirurgião-dentista é o profissional legalmente habilitado, capacitado e indicado para conceder entrevistas sobre assuntos odontológicos de sua atribuição, com finalidade de esclarecimento e educação no interesse da coletividade.

Assim, afirmamos que temos buscado por todos os meios a inserção de profissionais da Odontologia em programas e em assuntos que tratam sobre saúde bucal, com espaço adequado para esclarecimentos e fortalecimento da confiança da população quanto à capacitação técnica, científica e destreza profissional, características próprias dos cirurgiões-dentistas, que atuam em prol da saúde da população.

Atendendo ao exposto no Código de Ética, solicitamos aos colegas que comuniquem com habitualidade fatos como esse, de que tenham conhecimento e que caracterizem possível infringência às normas éticas e às normas que regulam o exercício da Odontologia. Para denunciar situações semelhantes, basta entrar em contato com o Conselho pelo telefone (11) 3549-5500 ou acessar o site www.crosp.org.br. A Força Tarefa implantada pelo CROSP está disponível para averiguar com agilidade as denúncias de fiscalização.


int(1)

Conselho de Odontologia emite nota sobre gafe de ginecologista falando sobre cárie na Record

Sair da versão mobile