Reprodução Filme de Stanley Kubrick está na Mostra.

Laranja Mecânica, Monty Python, 007, Trainspotting, Amy e tantos outros filmes britânicos que fizeram história estarão nas duas mostras de cinema promovidas pelo 20º Cultura Inglesa Festival:  British Film Invasion e Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo, no Caixa Belas Artes, entre os dias 2 e 8 de junho. A curadoria será de Ivan Melo.

O Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo conta com uma seleção de seis títulos recentes, como grandes produções e filmes independentes. Já a mostra British Film Invasion foca em obras que marcaram a história do cinema, como títulos da franquia de James Bond e Laranja Mecânica até os dias atuais, como o belíssimo documentário Amy, vencedor do Oscar 2016 na sua categoria.

Veja os filmes das Mostras:

Mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo

The Lobster – Em um futuro distópico, solteiros são apreendidos e transferidos para um hotel. Lá, eles têm até 45 dias para encontrar um parceiro. Caso fracasse, a pessoa é obrigada a deixar o estado humano e a se transformar em um animal de sua preferência, que será solto na floresta. E é nesse contexto em que David, abandonado pela esposa, apaixona-se de maneira proibida de acordo com as leis da cidade. Vencedor do Festival de Cannes 2015, o longa é estrelado por Colin Farrell e Rachel Weisz.
Datas e horários: 02/06/16, quinta-feira, 21h30 e 04/06/16, sábado, 19h
Classificação etária: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fpt0tn1-54k

Slow West – Premiado no Sundance Film Festival em 2015, o filme se passa no século XIX e gira em torno da jornada de Jay Cavendish em busca de sua amada Rose. Para encontrá-la, o jovem viaja da Escócia para o Colorado, atravessando fronteiras e desbravando o oeste americano. No percurso ele conhece o misterioso viajante Silas Selleck, que concorda em protegê-lo em troca de dinheiro.
Data: 03/06/16, sexta-feira / Horário: 19h
Classificação etária: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=pFfsTsdJfF8

Monty Python – The Meaning of Live – Após um hiato de 34 anos, o grupo Monty Python organiza uma maratona de dez espetáculos na arena O2, em Londres. O documentário acompanha essa jornada dos humoristas, que fizeram muito sucesso nos anos 70 e 80, influenciando outras gerações de comediantes e conquistando uma legião de fãs e admiradores. A montagem inclui ainda imagens de arquivo encontradas recentemente.
Data: 05/06/16, domingo / Horário: 19h
Classificação etária: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=z7bNziRXDuE

Just Jim – Jim é um garoto nem um pouco popular. Seu melhor amigo, Michael, o abandona para se juntar à turma dos alunos descolados, a garota por quem está apaixonado não sabe seu nome e até mesmo seu cachorro acaba fugindo. Tudo muda quando ele conhece o enigmático Dean, seu novo vizinho, que se oferece para ajudá-lo a ser socialmente notável. Premiada em 2015 pelo South by Southwest, a comédia aborda de maneira tocante, e as vezes surreal, dramas da adolescência.
Data: 06/06/16, segunda-feira / Horário: 19h
Classificação etária: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=T4i1GBRrCMQ

Life – O longa-metragem narra a amizade entre o conhecido fotógrafo da revista Life, Dennis Stock, e o grande ator James Dean. Os dois se conhecem em 1955, durante uma sessão de fotos realizada por Stock para retratar grandes ícones de Hollywood. O drama conta com as atuações de Robert Pattinson e Dane DeHann e traz um novo olhar sobre a personalidade controversa de uma das famosas personalidades do Cinema.
Data: 07/06/16, terça-feira / Horário: 21h25
Classificação etária: 16 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rUaNNTYAq1U

Northern Soul – Em 1974, no Reino Unido, dois amigos desanimados com a monotonia da vida descobrem um novo mundo ao ouvir o soul americano pela primeira vez. É aí, então, que passam a frequentar festas em um porão de fábrica e a discotecar. Combinando músicas dos anos 60/70, soul e dança, o movimento intitulado Northern Soul surge e forma toda uma geração. O longa da aclamada fotógrafa e diretora, Elaine Constantine, é uma crônica sobre a juventude desse período e o fenômeno cultural que influenciou DJs, compositores e designers.
Data: 08/06/16, quarta-feira / Horário: 19h
Classificação etária: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3jJ2TVb8WSA

Mostra British Film Invasion

007 Contra o satânico Dr. No – No primeiro filme da saga 007, gravado em 1962, James Bond é enviado à Jamaica para investigar o desaparecimento de um agente britânico. Em meio a sua busca, o espião é levado a conhecer o cientista Dr. Julius No, que está determinado a usar todo o seu conhecimento para destruir o programa espacial dos Estados Unidos. Baseado no livro homônimo do escritor Ian Fleming, o longa traz a interpretação de Sean Connery no papel do agente secreto mais famoso do Cinema e marca o início de sucesso da série.
Data: 02/06/16, quinta-feira / Horário: 19h
Classificação etária: 12 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ycerfv5by7e

Laranja Mecânica – O famoso filme de Stanley Kubrick, gravado em 1971, é uma adaptação do romance de mesmo nome do britânico Anthony Burgess. Na sociedade inglesa de um futuro próximo, Alex lidera uma gangue de delinquentes violentos. Após ser preso, o jovem tem a chance de participar de um programa comportamental do governo em troca da redução de sua pena. Laranja Mecânica mergulha em um universo de violência e psiquiatria colocando em debate questões sociais, políticas e econômicas.
Data: 03/06/16, sexta-feira / Horário: 21h05
Classificação etária: 18 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=SPRzm8ibDQ8

Trainspotting – Sem Limites – Com uma trilha sonora listada entre as 25 melhores de todos os tempos pela revista Rolling Stone, o filme aborda a história de um grupo de jovens viciados em heroína sob o ponto de vista de Renton. O protagonista, assim como seus quatro amigos de personalidades distintas, vive em um subúrbio de Edimburgo e leva uma vida despreocupada. Polêmico sucesso de público e premiado pela crítica, Trainspotting foi lançado em 1996 e trouxe à tona o debate sobre a juventude e o uso de drogas.
Data: 04/06/16, sábado / Horário: 21h40
Classificação etária: 18 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8LuxOYIpu-I

Blow-Up – Depois Daquele Beijo – Nessa produção de 1966 do grande diretor Michelangelo Antonioni, o célebre fotógrafo de moda Thomas se envolve sem saber em um possível assassinato. Ao registrar despretensiosamente um casal no parque, ele pode ter criado uma prova do crime. A situação se torna mais complicada quando Jane, uma das pessoas registradas naquele dia, passa a tentar recuperar as fotografias. Considerada uma das grandes obras do cinema pela crítica, Blow-Up coloca em jogo a discussão sobre a representação da realidade pela fotografia.
Data: 05/06/16, domingo / Horário: 21h15
Classificação etária: 16 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=TrJ9U75OZOw

AMY – Sucesso de bilheteria no Reino Unido, o documentário apresenta um recorte sobre a vida da famosa cantora e compositora inglesa Amy Winehouse. Começando pela infância em Londres, passa por seus relacionamentos conturbados, o conflito com a imprensa e a luta contra as drogas, até chegar à sua morte prematura, aos 27 anos. A montagem traz vídeos caseiros cedidos por amigos e entrevistas com pessoas próximas à artista.
Data: 06/06/16, segunda-feira / Horário: 21h
Classificação etária: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JCtU3URXgoo

Absolute Beginners – Com atuações de David Bowie e Patsy Kensit, e uma seleta trilha sonora, o filme acompanha o romance entre dois jovens na agitada Londres de 1958. Colin MacInnes, um fotógrafo novato, e a linda modelo e designer Crepe Suzette se amam, mas as ambições profissionais da garota acaba afastando-os. Para reverter a situação, Colin abre mão de seus princípios a fim de impressioná-la.
Data: 07/06/16, terça-feira / Horário: 19h
Classificação etária: 14 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4sLaCxPmsgo

O Lixo e a Fúria – O documentário de Julien Temple faz um relato da efêmera, porém marcante, trajetória dos Sex Pistols (1976-78). Imagens de shows, entrevistas concedidas na época e depoimentos polêmicos e atuais de seus integrantes são reunidos pela primeira vez para contar a história da banda inglesa que marcou o movimento punk. Além de lembrar quão chocantes e agressivos os Pistols eram no palco, O Lixo e a Fúria também faz um retrato da sociedade londrina em meados dos anos 70.
Data: 08/06/16, quarta-feira / Horário: 21h20
Classificação etária: 18 anos
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=OXyf4jKtrSo

Serviço – Programação de Cinema do 20 º Cultura Inglesa Festival
Data: de 02 a 08 de junho de 2016
Onde: Caixa Belas Artes: Rua da Consolação, 2423 – São Paulo/SP
Sala de exibição: Sala 1 – Villa Lobos
Entrada gratuita: Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência (sujeito a lotação)
Capacidade: 295 lugares (4 poltronas para obesos e 5 lugares para cadeirantes)
Informações: www.culturainglesasp.com.br/cif

 


int(1)

Cultura Inglesa Festival faz duas mostras com grandes filmes britânicos

Sair da versão mobile