Na última semana, muita gente foi pega de surpresa com o anúncio do cancelamento do humorístico Casseta & Planeta Urgente, programa da Rede Globo que reinou absoluto na grade das terças feiras de 18 anos consecutivos, comandado pelos humoristas Hubert, Claudio Manoel, Helio de La Peña, Marcelo Madureira, Beto Silva, Maria Paula e Bussunda, morto em 2006.

Não é segredo para ninguém que a audiência do grupo já vinha caindo há alguns anos e que o programa já não era mais tão contundente e engraçado como antes, mas mesmo assim, é preciso tirar o chapéu para esses caras. Suas loucuras, algumas delas inesquecíveis, vão ficar para sempre marcadas na memória da TV brasileira (veja fotos históricas da televisão brazuca AQUI).

Nestes 18 anos, muitos quadros e personagens foram eternizados pelos Cassetas em livros, filmes e nos episódios da TV. Para marcar esta despedida do programa da TV, selecionamos um top 15 personagens memoraveis do time de comediantes que fez parte das vidas dos brasileiros por quase duas décadas.

Veja nossa lista e divirta-se.

Acarajette Lovve – Uma sátira divertida à dita “rivalidade” existente entre as cantoras de axé do país, especialmente Claudia Leitte e Ivete Sangalo. Interpretada por Beto Silva, a egomaníaca cantora é uma carícatura das popstars baianas

Rubinho Pé-de-Chinelo – Mesmo sendo dos maiores pilotos brasileiros de todos os tempos, Ruben Barrichelo foi alvo constante das piadas da trupe do Casseta. No ano passado, finalmente, piloto e piloto se encontraram frente a frente no programa, como você vê no clipe abaixo

Tabajara F.C – O pior time de futebol do mundo nunca ganhou nem empatou uma só partida desde sua criação. Com craques do calibre de Marrentinho Carioca e da Vaca, o clube disputava a série Z do Brasileirão sem nunca chegar nem perto de uma vitória, apesar de sua torcida apaixonada

 O seringueiro da Amazônia –  A piada mais recorrente de todo o programa. No melhor estilo Monty Phyton de repetição, Bussunda sempre estava lá para dizer que essa piada já estava velha e que vida de seringueiro era muito difícil

Diário de Um Macho – Maçaranduba, Montanha e o pit bull Saddam eram o retrato dos pitboys cariocas, lutadortes e encrenqueiros, que não hesitavam antes de descer o sarrafo em qualquer um que colocasse em cheque as suas masculinidades, sob o bordao “Eu vou dar… porrada”.

Fernando Henrique Cardoso – O ex-presidente brasileiro foi retratado à exaustão pelo time de comediantes, sempre pelas mãos de Hubert. Com um cacoete de dizer “assim não dá, assim não pode”, FHC sempre fugia das decisões importantes, não importa o quanto ele precisasse se contradizer para fazer isso.

No Cafofo do Osama – Enquanto as tropas americanas procuravam Osama Bin Laden no Afeganistão, os Cassetas encontraram o fundamentalista islâmico em uma favela carioca, onde, casado com uma mulata, tentava levar a vida escondido no melhor jeitinho brasileiro.

No Cafofo do Obama – Com a piada pingando pros caras, claro que o presidente americano Barack Obama também ganhou sua versão do cafofo. Essa foi a maneira que os comediantes encontraram de tirar um barato do sempre muito animado presidente dos Estados Unidos.

ET De Varginha: O mineiro que veio do espaço – Nem os seres de outras galáxias escapam da sacanegem da trupe. A fantasia de ET de Varginha criada pelos caras foi um sucesso, ainda mais com o jeito mineiro atribuido ao extra-terrestre mais simpático que já apareceu nas terras tupiniquins.

Coisinha de Jesus – Carlinhos de Jesus, um dia, era figura recorrente na mídia. Nessa época, Marcelo Madureira criou seu personagem professor de dança de um passo só, que também foi um sucesso impressionante de público. Não importa se o ritmo é heavy metal, xaxado, sambão ou funk, Coisinha de Jesus é o cara para te ensinar.

Bichos da Parmalat – A Chacaça Tabajara, um dos produtos das Organizações Tabajara, recebeu uma sátira da propaganda da Parmalat que fez muito sucesso por aqui. Todos os cassetas estão aqui, vestidos bizarramente de animais não tão fofinhos neste que é um dos esquetes mais engraçados de toda a carreira do Casseta.

Organizações Tabajara – Ah, sim, a Polishop do Casseta & Planeta. Uma mistura de 1406 com produtos Acme de deixar o Coiote com inveja, com seus produtos inúteis e/ou bizarros. O vídeo abaixo é só um dos milhares de produtos diferentes criados pelo grupo, no melhor estilo Saturday Night Live.

Fucker & Sucker – Neste quadro, os herois são dois policiais americanos que só se metem em roubadas enquanto tentam trabalhar no Brasil. Na sátira aos programas policiais dos EUA, os dois tiras tinham as vozes dubladas para dar aquele clima fora de sincronia dos programas traduzidos para o português.

 

Seu Creysson – Dono das Organizações Capivara, concorrentes da Tabajara, Seu Creysson é sem dúvida o mais famoso personagem da série. Em 2002, no auge de sua popularidade, o personagem foi lançado como candidato fictício ao governo do Brasil. Em sua campanha, inclusive, rolou um gigantesco showmício no centro de São Paulo com milhares de pessoas na rua.

Wanderley da Sauna Gay – Wanderley não era gay. Ele dizia isso sempre que podia. Mas ele vivia na Sauna Gay com o Peludão. Mas ele não era gay, como ele mesmo insistia. O personagem também fez muito sucesso e concorreu à presidencia da república contra Seu Creysson, como você relembra no vídeo abaixo

Sem mais artigos