A Gulf Film, distribuidora de cinema instalada em pleno Golfo Pérsico, completa 25 anos. E, segundo dados da revista Variety, em posição privilegiada: a empresa domina o mercado de cinema na região.

Um dos indicativos do progresso no Golfo Pérsico, em relação ao panorama de 25 anos atrás, é justamente o alto número de salas de cinema no estilo multiplex. E esse crescimento foi impulsionado principalmente pela Gulf Film.

A distribuidora tem contrato exclusivo com a Paramount, por exemplo, para distribuir no Oriente Médio os filmes da major americana. A Gulf ainda tem na cartela os filmes das produtoras Lionsgate, Nu Image, Sierra Pictures, entre outras.

Mas não só de filmes de Hollywood vive a Gulf e o Oriente Médio. A empresa também distribui filmes da poderosa indústria indiana Bollywood, além de produções árabes.

“O que funciona nos EUA funciona aqui”, declara Selim El Azar, CEO da Gulf. “Com exceção de filmes cujo assunto seja muito americano, como um filme sobre beisebol”.

De acordo com o executivo, as plateias do Golfo também adoram perseguições de carro e explosões. Filmes que bateram recordes de bilheteria por lá: Velozes e Furiosos 6 e Missão: Impossível – Protocolo Fantasma.

Em média, a Gulf estreia na região três ou quatro blockbusters de Hollywood por semana, além de um filme de Bollywood e, esporadicamente, uma produção árabe.

Pelo visto, a dominação da Gulf no Oriente Médio pode durar mais 25 anos e completar bodas de ouro. O tempo dirá.

Sem mais artigos