O documentário da organização Survival International, Mine: Story of a Sacred Mountain (Mina: História de uma Montanha Sagrada, em tradução livre), dedicado à tribo dos dongria da Índia, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem na categoria Direitos Humanos do Festival Artivist, de Hollywood.

A informação foi antecipada nesta segunda-feira pela ONG. O documentário, narrado pela atriz e ativista britânica Joanna Lumley, conta a luta da Survival para evitar a construção de uma mina da multinacional Vedanta Resources em uma montanha sagrada para a tribo Dongria Kondh.

A Vedanta queria extrair bauxita a céu aberto nas colinas de Niyamgiri, no estado de Orissa, onde vivem cerca de 8 mil Dongria Kondh, que creem que na área vive seu deus Niyam Racha.

A luta entre esta comunidade, cuja maioria é analfabeta, e a multinacional terminou em agosto com o triunfo dos indígenas, depois que o Governo indiano paralisou a construção da mina por razões ambientais.

O prêmio será entregue no dia 4 de dezembro em Hollywood, durante o Festival Artivist, cujo foco são trabalhos audiovisuais de temática solidária e ambiental.

O documentário, que já foi assistido por 650 mil pessoas de todo o mundo, chamou a atenção do cineasta James Cameron, que em seu filme Avatar conta uma história semelhante a dos dongria kondh.

O Festival Artivist será realizado em Meca entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Em março de 2011 seguirá para Nova York, Londres e Rio de Janeiro.

Niyamgiri

int(1)

Documentário sobre tribo da Índia é premiado no Festival Artivist