Movimentos importantes da história do cinema

<strong>Cinema Clássico Americano</strong> - Mais do que um movimento, o Cinema Clássico Americano estabeleceu os moldes da indústria cinematográfica para produção, distribuição e exibição em massa. O modo com que as obras eram feitas foi padronizado, e os diretores eram vistos mais como empregados de estúdios que artistas. Os roteiros eram lineares e claros. <strong>Filmes importantes:</strong> O Nascimento de uma Nação (D.W. Griffith, 1915), Cantor de Jazz (Alan Crosland, 1927)

Há 18 anos, em 13 de março de 1995, os dinamarqueses Lars Von Trier e Thomas Vinterberg lançaram o manifesto de um novo e radical movimento cinematográfico, o Dogma 95, que influenciaria uma nova geração de diretores. Eles estavam interessados em produzir um tipo de cinema mais realista, simples, barato e menos comercial.

Os cineastas apresentaram, no manifesto, 10 pontos que restringiam a utilização de técnicas e temáticas nos filmes, de forma que qualquer pessoa pudesse criar uma obra cinematográfica.

O produtor de um filme que seguisse tais regras, em qualquer parte do mundo, poderia enviar seu projeto aos cineastas e tê-lo avaliado. Se aprovado, o filme receberia o Certificado Dogma 95.

Antes desse, outros movimentos na história do cinema quebraram paradigmas e implementaram inovações. Confira, na galeria de imagens acima, alguns dos mais importantes.

Dogma 95 completa 18 anos; relembre 10 movimentos importantes na história do cinema

Sem mais artigos